AEICBAS

terça-feira, dezembro 30, 2003

BOAS FESTAS

A Tuna Académica de Biomédicas deseja a todos os alunos, professores e funcionários não-docentes um excelente 2004.
Pede, também, que nunca esqueçam Abel Salazar e que cumprimentem sempre o Professor Nuno com a reverência que ele merece.
Tudo no ICBAS, ICBAS em tudo

terça-feira, dezembro 23, 2003

BOAS FESTAS....

É cedo, muito cedo para pessoas normais acordarem nas férias.... mas a verdade é que aqui estou eu (Diana Meireles)... à semelhança de outros dias também hoje me levantei bem cedo para vir resolver umas coisitas aqui na associação...
Agora que estamos na véspera da véspera de Natal, resta-me desejar a todos um FELIZ NATAL, cheio de docinhos, prendinhas e convívio familiar... Peçam ao Pai Natal uma época de exames acessível e que o próximo semestre corra (ainda) melhor do que este que está a terminar...
Mais uma vez , bom Natal e bom ano 2004! Beijinhos e até breve....

É NATAL... É NATAL...

O vosso relações internas (Jorge Marvão) deseja às meninas e aos meninos um Santo Natal cheio coisas boas e de presentes (se se portaram bem ao longo do ano...eheheh!)
...e claro que um novo ano em grande não podia ficar esquecido.
Beijinhos e abraços (conforme quiserem...)

quarta-feira, dezembro 17, 2003

DESPORTO

Os nossos atletas estão numa maré de azar. Os resultados estão muito abaixo das capacidades em algumas actividades como no futebol, mas no voleibol e basket as coisas parecem reflectir melhor o talento dos estudantes icbasianos.
No entanto, a equipa de basket deu uma cabazada no ultimo jogo e a equipa masculina de voleibol so tem 1 derrota. As equipas femininas estao a jogar bem e os resultados foram positivos.
O jogo de futebol de hoje deu + 1 derrota, mas a arbitragem deixou muito a desejar assim como o desportivismo dos nossos adversários. Esperemos k a motivação e participação nas actividades se mantenha e boa sorte para os jogos futuros

terça-feira, dezembro 16, 2003

HOSPITAL DOS PEQUENINOS - CONCLUSÃO


Sexta-feira passada, dia 12 de Dezembro de 2003, terminou a segunda edição do Hospital dos Pequeninos realizada pela AEICBAS. Esta edição decorreu de 9 a 12 de Dezembro nas instalações do Hospital Geral Santo António e ao longo dos quatro dias contamos com a presença de um total de 140 Médicos dos Pequeninos... vocês!! Desta forma foi possível receber a visita de cerca de 1000 crianças. Ao recordar as suas caras à saída penso que todos concordamos que gostaram e se divertiram muito!! Para além disso recebemos a visita de médicos do Hospital e patrocinadores que vieram conhecer o funcionamento do Hospital dos Pequeninos e verificar a alegria que todos os dias lá se vivia. O Hospital foi também alvo de grande interesse pelos media, desta forma, falamos com membros da imprensa, nomeadamente, 24Horas, Correio da Manhã e Jornal de Notícias; da televisão, TVI e SIC; e também da rádio, Antena 1, Rádio Renascença, Rádio Festival e TSF... é sempre bom sermos reconhecidos pelo nosso trabalho, venha esse reconhecimento de onde vier! Por tudo isto, e apesar da desistência de última hora de 2 infantários e de outras atribulações, penso que podemos dizer que foi um sucesso!! Mais uma vez obrigado a todos aqueles que participaram e ajudaram na realização do Hospital dos Pequeninos, esperamos que tenha sido do agrado de todos!
Até à próxima edição... sempre a melhorar!

domingo, dezembro 14, 2003

DESCONTOS AEICBAS

Pois é malta, a vossa associação que nunca pára nem descansa conseguiu reunir diversas lojas que nos fazem desconto.
Alguns são muito 'apetitosos', chegando até aos 20% e mais...
Na próxima segunda-feira, dia 15 começa a distribuição da lista das lojas já aderentes, mas como continuam a chegar mais não demorará muito a haver nova edição alargada e actualizada.
Aproveitem bem... vem mesmo a calhar agora com o Natal à porta!

sexta-feira, dezembro 12, 2003

INTERCÂMBIOS ANEM/IFMSA

Ontem, Quinta-feira 11 de Dezembro, realizámos o sorteio que determinou as colocações dos alunos de Medicina do ICBAS nos vários países do mundo a realizar estágios em hospitais. Grécia, Eslovénia, Turquia, Brasil e MEXICO são apenas alguns exemplos...
Nem todos ficaram colocados mas para o ano há mais e há sempre a possibilidade de desistências!
Para os efectivos um conselho: leiam bem as folhitas que vos demos e vão preparando as coisas com antecedência!
Até à proxima mensagem!!!

ENEMVet....

Olá pessoal!!!
O ENEMVet já acabou e estamos de volta ao trabalho após um fim de semana de arromba.
A associação de estudantes está a pensar fazer uma exposição das melhores fotos do evento.
Se queres ver as tuas fotos afixadas no átrio do ICBAS passa pela AE até sexta-feira dia 12 e deixa na Manela o CD das fotos digitais ao cuidado do Bino ou se te for mais cómodo, envia-as por mail para aeicbas_up@portugalmail.pt até domingo.
Obrigada pela tua colaboração, esperamos que gostes desta nossa iniciativa!

FLOWER POWER

Faltam 7 Dias...

CANDIDATURAS DIRECÇÃO ANEM

Caros colegas
A AEICBAS apresentou ontem três candidaturas para o mandato de 2003/2004 da Direcção da ANEM:
- Pedro Lopes - Presidente;
- Isabel Pinto Pais - Coordenadora Nacional do Departamento de Saúde Reprodutiva;
- Bernardo Bollen Pinto - Coordenador Nacional do Departamento de Educação Médica.
As eleições realizar-se-ão na próxima Assembleia Geral nos dias 19 a 21 de Dezembro em Braga.

quinta-feira, dezembro 11, 2003

HOSPITAL DOS PEQUENINOS - 3º DIA

Hoje pela manhãzinha tivemos o nosso Hospital a 'rebentar pelas costuras'; foram imensos os miúdos a perder o medo das nossas batas e das tão famosas 'picas'.
Ao final da tarde o Jornal de Notícias veio entrevistar-nos e a repórter achou imensa piada à ideia-mais uma vez vemos reconhecido o trabalho da nossa associação de estudantes junto da sociedade civil... o que é gratificante!
Obrigado mais uma vez a todos os colegas que tornam possível esta actividade.

quarta-feira, dezembro 10, 2003

HOSPITAL DOS PEQUENINOS - 1º DIA


De manhã, tudo correu sobre rodas. Crianças e estudantes de Medicina brincaram muito e aprenderam a lidar uns com os outros Treina-se a comunicação, faz-se um futuro mais risonho.
Ainda tivemos a visita da TSF, da Rádio Renascença e da TVI. Os estudantes do ICBAS somam pontos.
À tarde, tivemos a desistência de última hora de um infantário. Reprovável foi a atitude do mesmo, que não avisou os coordenadores do projecto. Desculpem os Médicos do Pequeninos o inconveniente de terem vindo de propósito e...

ENEM - ACABOU :(

Pois é! Chegou ao fim... Quem foi gostou de certeza. A malta de Biomédicas esteve em grande. A garra icbasiana ao mais alto nível.
Biomachos, Tunas, Malta em geral: Todos estão de Parabéns. Biomédicas deu o exemplo de como se pode 'partir a louça' sem fazer cacos.
É BIO...

segunda-feira, dezembro 08, 2003

TUNA ACADÉMICA DE BIOMÉDICAS

É com muito gosto que a Tuna Académica de Biomédicas (TAB) é membro do Blog da Associação de Estudantes da mui nobre e grandiosa instituição que é o ICBAS.
A TAB vai avisar com o máximo de antecedência possível as próximas actuações neste weBLOG.
Para já temos no dia 12 de Dezembro 6ªfeira durante a tarde, para os antigos funcionários do ICBAS e no dia 13 de Dezembro Sábado no âmbito da festa de Natal do ICBAS.

sexta-feira, dezembro 05, 2003

AGENDA DEZEMBRO

A Agenda AEICBAS para o mês de Dezembro já está pronta e imprimida. Podem procurá-la no átrio do ICBAS. Se não encontrarem, peçam à Manela uma fotocópia. Nela (agenda) estão as actividades que a AEICBAS promove durante este mês, até ao dia 19. Com o início das férias não fazemos actividades, mas podem passar por lá, pois está sempre alguém pronto para 'duas de prosa'.

ENEM

A partida é às 11 horas. Ponto de encontro é no átrio do Instituto. Espero que esteja tudo a postos para um fim-de-semana de amável e sereno convívio.
Expresso uma palavra de solidariedade aos colegas (não só da Direcção) que ficaram para montar o Hospital dos Pequeninos. Quem puder apareça para ajudar. Esse é o espírito de Biomédicas.

quarta-feira, dezembro 03, 2003

HOSPITAL DOS PEQUENINOS

O Hospital dos Pequeninos já arrancou. Começou a limpeza do Hospital e segue-se a decoração do mesmo.
Aparece! Dá a tua sugestão, vem colaborar na construção num dos projectos que envolve mais alunos do ICBAS (para além das Flower Power ;)). É cansativo, mas é gratificante, quando se vê a obra final a encher-se de crianças felizes por serem recebidas num espaço acolhedor.
Para contribuires (à tua maneira) aparece na AEICBAS todos os dias às 18 horas ou, a partir dessa hora, no Hospital dos Pequeninos, isto é, em frente à Biblioteca Central do HGSA. "Everyone is invited" :)
Vem ajudar a contruir o TEU Hospital dos Pequeninnos!

DESPORTO FEMININO

A equipa de futebol feminino do ICBAS arrancou uma dura vitória às colegas de Nutrição, conquistando assim a passagem à fase seguinte do super competitivo campeonato inter-faculdades!!!
Pessoal, daqui a pouco ainda nos limpam o sebo!!!
Parabéns chicas!!!

terça-feira, dezembro 02, 2003

REUNIÃO DE DIRECÇÃO

Bom dia!
Hoje há reunião de Direcção. Quem tiver alguma reclamação, queixa, sugestão ou, quem sabe, elogio, passe pela AEICBAS para colocarmos esse ponto na Ordem de Trabalhos.

AGENDAS DO ALUNO AEICBAS

Atenção!
Encontram-se à venda na AEICBAS as maravilhosas agendas do aluno. Custam apenas 3€. Tão barato? Sim... perdemos a cabeça. Passem por lá. E que depois acabam...
SE ÉS CALOIRO, A AEICBAS OFERECE-TE A AGENDA DO ALUNO. PASSA POR LÁ A BUSCAR A TUA!

OS ALUNOS DO ICBAS FORAM E SERÃO OUVIDOS...

AEICBAS consegue audiência no Ministério da Ciência e do Ensino Superior

No dia 3 de Novembro, a Associação de Estudantes do ICBAS foi recebida no Ministério do Ensino Superior, pelo Assessor da Senhora Ministra, o Dr. António Proa. Na agenda da audiência estavam 4 temas: Lei do Financiamento do Ensino Superior, Lei da Autonomia das Universidades, Ensino Privado da Medicina e PIDDAC 2004. Lê o pequeno texto que se segue, explicativo do que se passou. Demoras apenas 10 minutos para ficar informado(a) sobre estes temas que te dizem directamente respeito.

A Lei de Financiamento foi aprovada em Agosto e as propinas já aumentaram. Nesta Lei, toda a acção social ficou em aberto. Muito pode e deve ser feito ao nível dos apoios directos e indirectos aos alunos que têm dificuldades em pagar o novo valor das propinas. A AEICBAS não quer que ninguém deixe de ingressar/prosseguir na Universidade por dificuldades económicas. Sendo assim, a AEICBAS apresentou dúvidas, críticas e sugestões (que estão para consulta na Manela) sobre a acção social nas Universidades. O Assessor da Ministra acatou com bom grado as soluções propostas pela a AEICBAS, pelo que convidou os alunos de Biomédicas a participar na redacção do Decreto-Lei que irá regulamentar estas matérias.

A Lei da Autonomia foi aprovada na generalidade e está agora em discussão na especialidade. As propostas da AEICBAS centraram-se principalmente sobre a representatividade dos órgãos. Assumindo que dificilmente conseguiremos manter a paridade (isto é, a mesma representatividade que os Professores), a AEICBAS tentou mostrar que a Lei restringe mais do que o necessário (para a processecussão dos objectivos do MCES) a presença dos alunos nos órgãos da Universidade e das Instituições com Autonomia (como é o caso do ICBAS). O Assessor da Ministra disse para enviarmos as nossas propostas aos grupos parlamentares, para sermos ouvidos em sede de Comissão da Especialidade (Parlamentar).

Sobre o Ensino Médico no Privado, a AEICBAS pediu esclarecimentos sobre boatos que corriam nos jornais pouco antes da demissão do anterior Ministro. As respostas que trouxemos de Lisboa foram as que, entretanto, sairam ultimamente nos jornais. O MCES parte do princípio de que as vagas têm mesmo de aumentar. O MCES quer abrir mais vagas no Ensino Público. A decisão de se abrirem faculdades no Ensino Privado serão tomadas em Janeiro de 2005 e vão depender da qualidade e dos projectos apresentados para as novas faculdades. A discussão vai começar e houve a promessa de sermos chamados para darmos os nosso contributo.

A questão do PIDDAC é muito complexa. Colocando de uma forma simplista, o contrato de desenvolvimento da Universidade do Porto para as Escolas de Medicina prevê a atribuição faseada até 2006 de uma verba definida desde 1998. No PIDDAC apresentado à Assembleia da República, as verbas deste contrato não vinham contempladas. A AEICBAS expôs o problema ao Assessor da Ministra. O Assessor confirmou que o contrato não tinha sido sessado e que por isso iria analisar a situação. Entretanto, o Magnífico Reitor foi ouvido pela Sra. Ministra, no dia 18 de Dezembro, e esta disse que seriam acrescentados os valores em falta.

Este é um breve resumo da política educativa da AEICBAS, nestes últimos meses. Se permanecerem dúvidas, passa na AEICBAS ou escreve para aeicbas_up@portugalmail.pt.

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A SIDA

Já passa da meia-noite, mas é como fosse hoje porque ainda não fui dormir.
Hoje, dia 1 de Dezembro, as comemorações do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA foram um sucesso. Graças à Isabel e aos restantes participantes, a AEICBAS fez boa figura a nível nacional: fomos os únicos a organizar o torneio de futebol contra a SIDA e a chuva de lacinhos com um canhão de confetis, em frente à Câmara Municipal do Porto.
Obrigado à Professora Corália Vicente, ao Dr. Paulo Morais (vice-Presidente da C.M.P.) e à Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA por toda a ajuda.
Para aqueles a quem esta actividade passou ao lado, ainda podem ver três grandes lonas comemorativas deste dia nas fachadas do ICBAS, da Câmara Municipal do Porto e de uma tal de Faculdade de Medicina (algures na Asprela).