AEICBAS

quinta-feira, março 24, 2005

MEDICINA NA PERIFERIA na RTP

"Alunos de Medicina do Porto vão trabalhar para o interior

Alunos do Curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, vão trabalhar em vários concelhos nortenhos no âmbito do programa "Medicina na Periferia", anunciou hoje fonte do instituto.
O programa prevê que 30 alunos daquela faculdade trabalhem, de terça a quinta-feira, nos concelhos de Arcos de Valdevez, Castelo Rodrigo, Melgaço, Paredes de Coura e Ponte de Lima.
Cada um destes concelhos receberá seis estudantes para efectuar sessões de trabalho nos centros de saúde, onde participarão em consultas médicas, acompanhados por clínicos.
Esta medida visa familiarizar os alunos do ICBAS com os centros de saúde, uma realidade diferente da do meio hospitalar, no qual desenvolvem os seus estudos.
Naquelas unidades de saúde, os estudantes efectuarão rastreios de hipertensão arterial e de diabetes aos cidadãos que ali se dirigirem.
A organização desta iniciativa é da responsabilidade da Associação de Alunos do ICBAS, que paga os custos que a mesma envolve, com o apoio da direcção do estabelecimento de ensino e de várias empresas da indústria farmacêutica." in Agência Lusa

A actividade da aeicbas foi ainda acompanhada por jornalistas da rtp e alvo duma reportagem no telejornal...para veres a noticia, vai ao site www.rtp.pt e na barra da direita selecciona videos>telejornal, depois escolhes a data de 23/03/05 e aproximadamente às 20:21h. (para visualizar é necessário o realplayer)

Sem comentários: