AEICBAS

domingo, julho 10, 2005

CARTA ABERTA A TODOS OS ESTUDANTES DE MEDICINA E JOVENS MÉDICOS

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), o Concelho Nacional do Médico Interno e a Associação Nacional do Médico Interno reuniram no passado dia 6 de Julho com o Dr. Rui Gonçalves, Secretário Geral do Ministério da Saúde, e com o Dr. António Navegas, jurista e subdirector geral do Ministério da Saúde.

A opinião das três entidades era unânime ao considerar que o prazo razoável para a divulgação das datas dos exames de acesso à especialidade e o regime de admissão a estes exames (vulgo “aberto ou fechado”) estava completamente ultrapassado.

Foi com esta visão que a ANEM aceitou participar em mais uma reunião, reunião essa que deveria, a nosso ver, servir para ajustar os últimos pormenores e acertar finalmente as datas.

A única informação oficial que nos foi transmitida prende-se com o adiamento do exame dos actuais Internos do Ano Comum para Dezembro, sem no entanto nos serem revelados os moldes em que será feito a admissão a esse concurso. Quanto ao exame dos actuais finalistas do curso de medicina nada nos adiantado

As nossas expectativas saíram completamente goradas. Mudam-se os responsáveis pelas decisões e mantém-se a inércia na hora de decidir. Mais uma vez nos foi pedido para apresentarmos a nossa posição para que o MS depois de ouvir todas as partes interessadas possa decidir tranquilamente sem prejudicar ninguém. O que a ANEM entende é que os alunos há muito que estão a ser prejudicados ao depararem-se com tamanha indefinição. Este é um problema que cresce exponencialmente com o passar do tempo. A ANEM relembra que já no passado mês de Maio realizou um comunicado de imprensa onde alertou os responsáveis por esta matéria para o facto de, cito, “estando os prazos que entendemos como razoáveis para a resolução deste assunto extrapolados, cabe-nos agora alertar a população em geral para este problema, pois, em última instância, será ela a arcar com as consequências de uma formação médica de qualidade inferior à desejável. Se depois desta manifestação pública do nosso descontentamento, o problema não for resolvido iremos estudar novas formas de protesto e de sensibilização da opinião pública.” Um mês e meio volvido nada mudou.

A ANEM serve-se do presente comunicado para lamentar a atitude, a nosso ver irresponsável, que o actual Ministério da Saúde tem tido para com os jovens médicos e estudantes de medicina. Não é só o futuro destes que está a ser comprometido mas também a qualidade da formação médica e por consequência, mais grave ainda, os cuidados de saúde que a população em geral poderá vir a receber.

Apresentamos as nossas mais sinceras desculpas aos nossos colegas pelo impasse que estão a viver mas, como certamente percebem, a resolução deste problema transcende todo o nosso esforço e empenho.

Apelamos a que todos aqueles que se sintam indignados perante esta situação contactem o Ministério da Saúde, Departamento de Modernização e Recursos de Saúde (DMRS), a fim de apresentarem o seu descontentamento perante esta situação e de tentarem obter resposta. O Ministério da Saúde tem de entender a todo a custo a gravidade da situação que está a criar.

Os contactos do Ministério da Saúde, DMRS, são:
Av. João Crisóstomo, n.º 91049-062 LISBOATel. 21 3305000Fax 21 3305003Linha Azul 21 3142675dmrs@dmrs.min-saude.pt

Apesar de não nos recusarmos a participar em futuras reuniões para debatermos este tema consideramos que, a menos que se tomem decisões a curto prazo, a via do diálogo está esgotada e que sobre este tema nada mais há a debater mas sim resta tomar as devidas decisões. A ANEM compromete-se a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para denunciar esta situação e tentar resolve-la com a maior celeridade possível.


Pela Direcção da ANEM


Pedro Lopes
(Presidente)