AEICBAS

domingo, julho 10, 2005

Reunião ANEM-CNMI-ANMI-Ministerio da Saude

O Conselho Nacional do Médico Interno, a Associação Nacional do Médico Interno e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina reuniram no passado dia 6 de Julho com o Dr. Rui Gonçalves, Secretário Geral do Ministério da Saúde, e com o Dr. António Navegas, jurista e subdirector geral do Ministério da Saúde.

O Sr. Secretário Geral frisou logo no início que seria uma reunião de auscultação e não de decisão final, contrariando desde logo as legítimas expectativas entretanto criadas. Realçou no entanto o facto de ser intenção do Ministério da Saúde acolher os Médicos Internos da melhor forma possível.

Reconheceu que este processo de transição tem sofrido de bastantes aspectos menos conseguidos, e pretende fazer alterações por forma a obviar, de futuro, outras situações semelhantes.

Durante a reunião, as 3 estruturas apresentaram aquelas que têm sido as suas reivindicações quer dos Médicos Internos quer dos Estudantes de Medicina desde há vários meses, no decurso de várias reuniões.
Em termos de informação, o Sr. Secretário Geral revelou que fará publicar em breve uma circular que esclarecerá os moldes do próximo exame, adiantando, desde já, que o exame de seriação acontecerá em Dezembro, em princípio durante a primeira quinzena. Não foi também possível obter uma resposta concreta em relação à abertura ou não deste concurso a colegas que não do Ano Comum. Revelou ainda que em relação ao exame seguinte não estava, nesta altura, tomada qualquer decisão.O CNMI, ANMI e ANEM manifestaram o seu desagrado pela forma inábil como Ministério da Saúde tem gerido a questão e sobretudo com a falta de uma tomada de posição; lamentam, uma vez mais, a indefinição que continua a manter-se sobre as condições de acesso aos próximos concursos do Internato Médico e temem que ao manter-se esta “não posição” estejam a contribuir para aumentar o clima de ansiedade e a comprometerem, ainda mais, um já penoso sacrifício na vida dos mais de 2000 colegas envolvidos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Keep up the good work »