AEICBAS

quinta-feira, julho 28, 2005

CALENDÁRIO ESCOLAR 05/06

Já está disponivel o calendário escolar para o ano lectivo 2005/2006 no site do ICBAS (já com as alterações relativas à epoca de exames/recurso e tendo como base a proposta dos alunos votada em RGA e aprovada com algumas alterações em Reunião do Conselho Pedagógico)
Para acederem cliquem aqui

PAGINA AEICBAS

Por motivos tecnicos que nos são alheios, a página da aeicbas está temporariamente inacessivel.
Esperamos resolver o problema da forma mais urgente possivel.
Obrigada pela atenção.

sexta-feira, julho 22, 2005

Touradas: tradição ou tortura?

No próximo domingo, activistas da ANIMAL, da PETA e da Advocates for Animals protestarão, em biquíni e em fato de banho, em frente à Praça de Touros da Póvoa de Varzim, para dizer "Eu Prefiro ir à Praia a ir à Tourada!"Tourada da Casa de Pessoal da RTP Norte do próximo domingo, na Póvoa de Varzim, acontecerá sob protesto de activistas dos direitos dos animais, que apelam a que a Póvoa de Varzim se torne uma cidade anti-taurina.

Vindos do Algarve, de Lisboa, de Coimbra, do Porto e de outras zonas do país, dezenas de activistas dos direitos dos animais juntar-se-ão à ANIMAL, à PETA e à Advocates for Animals, no próximo domingo, às 15h00m, em frente à Praça de Touros da Póvoa de Varzim para, em biquíni e em fato de banho, em protesto contra a Tourada da Casa de Pessoal da RTP Norte que ali acontecerá nesta mesma tarde, dizerem "Eu Prefiro ir à Praia a ir à Tourada!".

E TU, o que pensas sobre as touradas?

quarta-feira, julho 13, 2005

Habemus datam

A ANEM participou hoje da parte da manhã numa reunião com o Director Geral da Secretaria Geral do Ministério da Saúde (Dr Rui Gonçalves), para nos serem transmitidas informações sobre o regime de transição dos internatos.

As notícias transmitidas de viva voz na reunião deverão sair também brevemente sob a forma de uma circular, que divulgaremos neste blog assim que ela seja publicada.As principais alterações que nos foram transmitidas são:- o exame dos actuais colegas do 6º ano será realizado em Junho de 2006- a entrada para o ano comum, será em Janeiro, tendo em conta a nota de curso- o exame dos colegas do 6º ano será apenas para os médicos que à data frequentem o ano comum- os colegas do actual 5º ano vão entrar num novo regime de internatos que vai ser estudado de raíz.

A ANEM congratula-se pelo adiamento do exame para os colegas do 6º ano no entanto apresentamos as nossas reservas quanto ao facto de o exame ser num regime "fechado" e também mostramos a nossa apreensão face à decisão de se repensar todo o modelo de internatos. Não é a medida em si mas sim o medo de voltarmos a estar numa situação semelhante à que os colegas do 6º ano viveram este ano que nos preocupa.

O saldo de todas estas negociações é, a nosso ver, extremamente positivo.

Agradeço a todos os colegas que nos apoiaram, deram o seu contributo para a discussão e desenvolvimento de todo este processo e, mais recentemente, aderiram ao nosso pedido e mostraram o seu descontentamento perante o modo como todo este assunto estava a ser conduzido.

A união fez a força…

terça-feira, julho 12, 2005

Lobo Antunes sobre Corino de Andrade

Clica da imagem para aumentar. Depois comenta!

domingo, julho 10, 2005

CARTA ABERTA A TODOS OS ESTUDANTES DE MEDICINA E JOVENS MÉDICOS

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), o Concelho Nacional do Médico Interno e a Associação Nacional do Médico Interno reuniram no passado dia 6 de Julho com o Dr. Rui Gonçalves, Secretário Geral do Ministério da Saúde, e com o Dr. António Navegas, jurista e subdirector geral do Ministério da Saúde.

A opinião das três entidades era unânime ao considerar que o prazo razoável para a divulgação das datas dos exames de acesso à especialidade e o regime de admissão a estes exames (vulgo “aberto ou fechado”) estava completamente ultrapassado.

Foi com esta visão que a ANEM aceitou participar em mais uma reunião, reunião essa que deveria, a nosso ver, servir para ajustar os últimos pormenores e acertar finalmente as datas.

A única informação oficial que nos foi transmitida prende-se com o adiamento do exame dos actuais Internos do Ano Comum para Dezembro, sem no entanto nos serem revelados os moldes em que será feito a admissão a esse concurso. Quanto ao exame dos actuais finalistas do curso de medicina nada nos adiantado

As nossas expectativas saíram completamente goradas. Mudam-se os responsáveis pelas decisões e mantém-se a inércia na hora de decidir. Mais uma vez nos foi pedido para apresentarmos a nossa posição para que o MS depois de ouvir todas as partes interessadas possa decidir tranquilamente sem prejudicar ninguém. O que a ANEM entende é que os alunos há muito que estão a ser prejudicados ao depararem-se com tamanha indefinição. Este é um problema que cresce exponencialmente com o passar do tempo. A ANEM relembra que já no passado mês de Maio realizou um comunicado de imprensa onde alertou os responsáveis por esta matéria para o facto de, cito, “estando os prazos que entendemos como razoáveis para a resolução deste assunto extrapolados, cabe-nos agora alertar a população em geral para este problema, pois, em última instância, será ela a arcar com as consequências de uma formação médica de qualidade inferior à desejável. Se depois desta manifestação pública do nosso descontentamento, o problema não for resolvido iremos estudar novas formas de protesto e de sensibilização da opinião pública.” Um mês e meio volvido nada mudou.

A ANEM serve-se do presente comunicado para lamentar a atitude, a nosso ver irresponsável, que o actual Ministério da Saúde tem tido para com os jovens médicos e estudantes de medicina. Não é só o futuro destes que está a ser comprometido mas também a qualidade da formação médica e por consequência, mais grave ainda, os cuidados de saúde que a população em geral poderá vir a receber.

Apresentamos as nossas mais sinceras desculpas aos nossos colegas pelo impasse que estão a viver mas, como certamente percebem, a resolução deste problema transcende todo o nosso esforço e empenho.

Apelamos a que todos aqueles que se sintam indignados perante esta situação contactem o Ministério da Saúde, Departamento de Modernização e Recursos de Saúde (DMRS), a fim de apresentarem o seu descontentamento perante esta situação e de tentarem obter resposta. O Ministério da Saúde tem de entender a todo a custo a gravidade da situação que está a criar.

Os contactos do Ministério da Saúde, DMRS, são:
Av. João Crisóstomo, n.º 91049-062 LISBOATel. 21 3305000Fax 21 3305003Linha Azul 21 3142675dmrs@dmrs.min-saude.pt

Apesar de não nos recusarmos a participar em futuras reuniões para debatermos este tema consideramos que, a menos que se tomem decisões a curto prazo, a via do diálogo está esgotada e que sobre este tema nada mais há a debater mas sim resta tomar as devidas decisões. A ANEM compromete-se a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para denunciar esta situação e tentar resolve-la com a maior celeridade possível.


Pela Direcção da ANEM


Pedro Lopes
(Presidente)

Reunião ANEM-CNMI-ANMI-Ministerio da Saude

O Conselho Nacional do Médico Interno, a Associação Nacional do Médico Interno e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina reuniram no passado dia 6 de Julho com o Dr. Rui Gonçalves, Secretário Geral do Ministério da Saúde, e com o Dr. António Navegas, jurista e subdirector geral do Ministério da Saúde.

O Sr. Secretário Geral frisou logo no início que seria uma reunião de auscultação e não de decisão final, contrariando desde logo as legítimas expectativas entretanto criadas. Realçou no entanto o facto de ser intenção do Ministério da Saúde acolher os Médicos Internos da melhor forma possível.

Reconheceu que este processo de transição tem sofrido de bastantes aspectos menos conseguidos, e pretende fazer alterações por forma a obviar, de futuro, outras situações semelhantes.

Durante a reunião, as 3 estruturas apresentaram aquelas que têm sido as suas reivindicações quer dos Médicos Internos quer dos Estudantes de Medicina desde há vários meses, no decurso de várias reuniões.
Em termos de informação, o Sr. Secretário Geral revelou que fará publicar em breve uma circular que esclarecerá os moldes do próximo exame, adiantando, desde já, que o exame de seriação acontecerá em Dezembro, em princípio durante a primeira quinzena. Não foi também possível obter uma resposta concreta em relação à abertura ou não deste concurso a colegas que não do Ano Comum. Revelou ainda que em relação ao exame seguinte não estava, nesta altura, tomada qualquer decisão.O CNMI, ANMI e ANEM manifestaram o seu desagrado pela forma inábil como Ministério da Saúde tem gerido a questão e sobretudo com a falta de uma tomada de posição; lamentam, uma vez mais, a indefinição que continua a manter-se sobre as condições de acesso aos próximos concursos do Internato Médico e temem que ao manter-se esta “não posição” estejam a contribuir para aumentar o clima de ansiedade e a comprometerem, ainda mais, um já penoso sacrifício na vida dos mais de 2000 colegas envolvidos.

quinta-feira, julho 07, 2005

Carta aberta a todos os estudantes de medicina e jovens médico

No seguimento da frustante reunião realizada ontem no MS a ANEM realizou uma carta aberta que pretende divulgar o mais amplamente.
Passem no nosso blog e comentem
www.anemblog.blogspot.com

Exame de acesso à especialidade com data indefinida

Na sequência da reunião realizada hoje no ministério da saúde entre os responsáveis do ministério pelo internato médico e a ANEM, CNMI e ANMI, ao contrário do que se esperava e do que tinha sido prometido na reunião anterior, nenhuma data foi avançada para a realização do exame de acesso à especialidade dos actuais alunos do 6º ano.

A ANEM emitirá brevemente um comunicado onde expressará a sua posição sobre o assunto.

Para mais informações vai a www.anemblog.blogspot.com

sexta-feira, julho 01, 2005

Normas para o Regulamento doConcurso de Alunos de Medicina a Projectos de Investigação Científica

Tendo em consideração a tradição de fazer investigação em Ciências Biomédicas iniciada por Abel Salazar e mantida por numerosos professores da Escola de Medicina da Universidade do Porto até aos nossos dias, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e o Hospital Geral de Santo António, onde muita dessa investigação pioneira foi feita na primeira metade do século XX, vai abrir o primeiro concurso para projectos de investigação científica para alunos de Medicina.

Alunos de Medicina a partir do 3º ano da Licenciatura, são encorajados a submeter projectos de investigação que deverão ser integrados em grupos de investigação clínica já existentes no Instituto e Hospital Geral de Santo António.

Sendo reconhecida a notável ausência de estudos clínicos multicênctricos em Portugal e as consequências nefastas dessa ausência para o planeamento da saúde no país, sempre que possível preferência será dada a projectos de investigação que envolvam colaborações com alunos integrados em grupos de investigação doutras Faculdades de Medicina.

Os alunos interessados deverão dirigir-se ao Serviço de Informática para levantar as credenciais necessárias para aceder ao formulário da candidatura em www.icbas.up.pt/roche

A candidatura deverá ser acompanhada do curriculum vitae do orientador.

O projecto deve ter a duração máxima de dois anos e um orçamento máximo de 2.500 euros por ano.

O total disponível para este concurso é de 20.000 euros, tornado possível com o apoio da Fundação Roche.
A data limite de apresentação dos projectos é 31 de Agosto de 2005

RGA - POSIÇÃO DOS ALUNOS SOBRE REGIME DE PRECEDENCIAS

Devido à alteração da reunião do Conselho Pedagógico sobre a instalação do Regime de Precedências, a RGA sobre este assunto vai também sofrer adiamento...Assim que tivermos novidades vais ser avisado!
De qualquer modo, queremos saber a tua opinião sobre este assunto:
Justo ou injusto?Correcto ou Incorrecto?