AEICBAS

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Carta aberta

Posição da AEICBAS relativa aos Processos administrativos no ICBAS-UP

Os processos administrativos e a articulação entre responsáveis e órgãos no seio do ICBAS têm-se tornado nos últimos anos descoordenados e pesados, chegando a ultrapassar os prazos legais e o limite do admissível.

No ano transacto, devido à sobrecarga de trabalho exigida pela adequação dos cursos ministrados no ICBAS ao Processo de Bolonha, os alunos foram compreensivos com a prorrogação dos prazos, tendo sido transmitida a garantia da publicação atempada dos documentos pelo Conselho Pedagógico (C.P.) no presente ano.

Adoptando uma atitude responsável, várias foram as tentativas da AEICBAS em cooperar e agilizar estes procedimentos. Não se tendo verificado melhorias e, perante o descontentamento generalizado e a extremidade da situação actual, vimos por este meio denunciar as seguintes irregularidades verificadas na actividade administrativa:

Calendário da época de exames
Existindo já uma base de calendário de exames dos anos transactos e havendo ainda propostas de calendários pelos alunos, é inconcebível que seja prática recorrente a sua publicação nas vésperas desta época. Mais ainda, para que fosse possível a publicação do calendário em Dezembro, foi necessário o trabalho activo de dois alunos com o presidente do C.P. uma vez que a colaboração dos restantes elementos docentes do C.P. não foi suficiente. Como facilmente se depreende, este atraso criou uma ansiedade desnecessária e uma incerteza que prejudicou a preparação dos alunos para os exames.

Horários Escolares
Não havendo alterações de fundo ao currículo, é incompreensível que os horários escolares sejam publicados, ademais com carácter provisório, no fim-de-semana anterior ao início das aulas.

Processos de equivalência
Foi estabelecido como prazo para o requerimento de equivalências o mês de Outubro de 2007. É inadmissível que os alunos ainda não tenham obtido resposta quatro meses após esta data, agravando o facto de ter já findado a época oficial para a realização dos respectivos exames.

De referir ainda, que a informação veiculada pelo C.P. foi de sucessiva prorrogação da data de publicação dos despachos. Esta frustração de expectativas contribuiu igualmente para o descontentamento e indignação dos alunos.

Dado o exposto e face à sua recorrência, a AEICBAS manifesta o seu profundo descontentamento para com a inoperância dos responsáveis na resolução destes problemas. Exige, portanto, a actuação urgente por parte dos presidentes dos Conselhos Directivo, Pedagógico e Científico, no sentido de apurar responsáveis por esta situação e encontrar soluções que permitam regularizá-la.

ICBAS, 26 de Fevereiro de 2008

Carla Rio
(presidente AEICBAS)

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

RGA - Quarta-Feira, 5 de Março

Diz que é uma espécie de CARNAVAL



X JOCEM - Inscrições de Trabalhos Abertas

Para te candidatares com o teu trabalho efectua a tua inscrição em www.anem.pt, até dia 14 de Março.

Mais informações:
No blog do evento: xjocem.blogspot.com
No site da ANEM
E aqui fica o regulamento em formato PDF

XJOCEM
25/27 de Abril
Ordem dos Médicos, Lisboa

Fica atento a mais novidades!

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Concerto John Doe Riot Band



João Praia, Adriano Reis, Alexandre Cruz e Telmo Reis têm o prazer de vos convidar para o concerto da John Doe Riot Band este sábado (dia 1 de Março) no Bar Improviso em Espinho, situado em frente à entrada do Casino de Espinho e ao lado do Bingo. O espectáculo inicia-se por volta da 22:30. Esperamos contar connvosco. Para mais informações contactem-nos e/ou consultem o cartaz anexo a esta mensagem.



Atenciosmente,
João Praia
(aluno 4º ano medicina)

Algarve em Março: Fim-de-semana...


Uma oportunidade a não-perder!

Inscrições terminam a 28 Fev
mais info:>

sábado, fevereiro 23, 2008

Curso de Dança - Março e Abril


Após o sucesso do primeiro Curso de DANÇA - SALSA E MERENGUE, com a participação de mais de 20 pessoas, inicia-se um novo curso de DANÇA - CHA-CHA-CHA E RUMBA, com a duração de dois meses (Março e Abril), leccionados pela Prof. Vanessa Mesquita!
Aproveitem para dar um pezinho de dança, às segundas, das 18h às 20h na Sala Nova do ICBAS.
Inicio: Segunda, dia 3 de Março.

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Agenda AEICBAS

A DAEICBAS informa os colegas que ainda há Agendas AEICBAS disponíveis da Manela.
Incluem ilustrações de Abel Salazar (e extras como uma capa preta, páginas brancas e calendário para o surpreendente ano de 2008).
Como são grátis e fazem mais sentido se consumidas até ao fim do presente ano, passa pela Manela e pede a tua.

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Viagem em Março: Algarve, Golfinhos, em vários Packs à escolha! : AQUAICBAS


DESCRIÇÃO:
Viagem pelágica:
Neste passeio guiado por experientes biólogos marinhos, o mar guarda ainda muitos
segredos. Partimos em busca da fauna marinha do Sudoeste, na tentativa de
desvendar cada vez mais. Além dos golfinhos (cuja observação, naturalmente, não
podemos garantir), somos sobrevoados por aves marinhas em todas as viagens e,
ocasionalmente, prendados com a emocionante visão de baleias, grandes peixes
pelágicos (tais como tubarões ou peixes-lua), ou mesmo tartarugas marinhas.
Quando se trabalha com a natureza, cada viagem é uma experiência única. Também por isso,
os percursos não são previamente definidos, estando essencialmente dependentes da
meteorologia.
Existem packs de viagem para:
  1. Aqueles que gostariam de aproveitar para fazer este passeio de barco e disfrutar de um fim-de-semana prolongado no Algarve a baixos preços.
  2. Aqueles que se vão aventurar no Mar e nadar com os golfinhos.
  3. Todos os que para além dos Golfinhos,Algarve, etc, também quererão praticar mergulho em spots carregados de vida marinha!
INFO: descarregar PDF

Mais detalhes em: http://aquaicbas.pt.vu

No site do AQUAICBAS existe um formulário de Inscrição Provisória para a Viagem a Sagres:

(só é válida após pagamento)

Clicar aqui para seguir para o preenchimento:>


domingo, fevereiro 17, 2008

Kumba Project - Sessão de Esclarecimento

Research Exchange - Vagas Unilaterais


Mais informações e inscrições:
anem.pt
(formulário no fundo da página)

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Baptismo de Mergulho Gratuíto para 10 pessoas!


O AQUAICBAS tem uma diversidade de acordos com escolas, centros e lojas por todo o País:


No caso concreto da Escosub:

"Baptismos nós, por iniciativa nossa, oferecemos um programa gratuito para 10 participantes indicados pela AQUAICBAS"

10 interessados PF enviem email para aquaicbas@cienciasdomeioaquatico.com para se inscreverem e fazerem o baptismo!

(Quando o número 10 for atingido, a escola será contactada, e o baptismo marcado)


____________

O que é um baptismo de mergulho resumidamente?
Para quem ainda tem dúvidas se o mergulho é uma actividade que gostaria de praticar, através de um baptismo poderá experimentar mergulhar em ambiente controlado com todo o equipamento aprendendo também algumas técnicas base.

Pequeno video do último baptismos organizado nos últimos meses:
Natal > Academia de Mergulho do Porto ver:

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

ANEM: DSRS on Tour



O DSRS On Tour está aí e procura dois alunos para irem até à ilha Terceira, nos Açores, fazer sensibilização na área da prevenção da infecção por HIV/SIDA.


MAS… O QUE É O DSRS ON TOUR?

O DSRS On Tour é uma actividade da Associação Nacional de Estudantes de Medicina que tem como objectivo levar alunos de Medicina das sete escolas do País (num total de 22 alunos), durante um fim-de-semana, a um local tradicionalmente menos abrangido por acções de sensibilização na área da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. Neste ano, realizar-se-á na ilha Terceira, no fim-de-semana de 7 a 10 de Março de 2008.

JÁ AGORA, "DSRS" QUER DIZER ALGUMA COISA!?
Claro! Ou pensavas que escolhíamos uma sigla complicada só para pôr no nome de uma actividade!? O DSRS é o Departamento de Saúde Reprodutiva e SIDA da Associação Nacional de Estudantes de Medicina. Dele fazem parte uma coordenadora nacional e sete coordenadores locais, um em cada faculdade. Já deves ter ouvido falar de outras actividades nossas pela tua associação/núcleo, como os Estágios na área da Reprodução Medicamente Assistida, ou o Congresso Saúde e Sexo.

O Coordenador Local da AEICBAS é a Inês Campos Matos.

O QUE É QUE SE FAZ NUM DSRS ON TOUR?
Essencialmente transmitem-se conhecimentos e esclarecem-se dúvidas através do contacto directo com a população, em cenários tão variados como zonas comerciais, ruas, bares e discotecas. Faremos também uma acção de sensibilização em duas escolas do 3º ciclo da Terceira, com intervenções em salas de aula e no recreio.
Resumindo, trata-se de uma acção de sensibilização num local do País onde estas acções são mais escassas, e ao mesmo tempo temos a oportunidade de conhecer pessoas novas e de aprender com as situações que se nos deparam.

OK, MAS SE É UMA ACTIVIDADE NOS AÇORES, AINDA DEVE FICAR CARO PARTICIPAR. QUANTO É QUE É PRECISO PAGAR?
Nada!
Depois do esforço dos elementos do DSRS, que conseguiram que toda esta actividade fosse suportada por vários apoios, nomeadamente de diversas instituições açorianas, o DSRS On Tour será possível sem custos para os seus participantes. Assim, a única coisa que tens de ter é algum conhecimento na área e vontade trabalhar com boa disposição.

É ISSO! QUERO IR! O QUE TENHO QUE FAZER??
É fácil! Fala com a Manela...

MÉTODOS DE SELECÇÃO
A participação no DSRS On Tour será aberta a todos os alunos das escolas médicas, que serão seleccionados de acordo com os seguintes critérios, com um sistema de pontuação semelhante ao dos intercâmbios:
Critério 1. Formação cientifico-pedagógica na área do HIV/SIDA (com apresentação de certificado comprovativo);
Critério 2. Colaboração, na forma de participação ou de organização, em actividades dinamizadas pela associação/núcleo local;
Critério 3. Participação em actividades de voluntariado (com apresentação de certificado comprovativo);
Critério 4. Ano de frequência do curso.

domingo, fevereiro 10, 2008

X Jornadas Científicas dos Estudantes de Medicina 2008 (X JOCEM)

As Jornadas Científicas dos Estudantes de Medicina são um encontro que abre a todos os estudantes de Medicina uma oportunidade de contacto com Projectos Científicos de índole médica, realizados e apresentados por colegas seus.
Os Projectos Científicos podem ser no âmbito da área básica, clínica ou epidemiológica, sendo premiados os melhores em cada uma destas.

Este ano, pretende-se alargar o âmbito da JOCEM. Para além da apresentação de trabalhos, será possível aos participantes realizar workshops e assistir a conferências, sobretudo com um intuito formativo e informativo, vocacionado para a componente científica da Medicina.

A JOCEM terá lugar de 25 a 27 de Abril, por isso fica atento! Brevemente surgirão mais informações sobre os prazos de entrega de trabalhos e inscrições.
Qualquer dúvida, escreve para: xjocem@gmail.com.

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Retomando o Mergulho: Reciclagem II > Video

AQUAICBAS - Viagem Cabo Verde/Ilha do Sal - Mar, Abril, Jun, Out 2008 -Possibilidade de Juntar Finalistas!

Caros colegas, de todas as licenciaturas:

O AQUAICBAS (Núcleo de Actividades Aquáticas) tem vindo a fazer sondagens do mercado no sentido de conseguir uma boa relação preço/qualidade para uma viagem a Cabo Verde. Para tal, passo a citar uma das agências que nos enviou orçamento, permitindo juntar nesta Viagem Finalistas; ou seja, quanto maior o grupo, mais baixos os preços!

"Tenho boas notícias para a vossa viagem: temos um preço promocional para a semana dos feriados de Junho.

Válida não só para essa semana, mas para partidas em qualquer semana entre 2 de Maio e 20 de Junho. Mas atenção que esta é uma promoção com lugares limitados e aplicável parareservas feitas até 31 de Março.
Queria abordar o outro assunto que me falou, que poderá vir a estar relacionado com este de forma interessante para vocês: associação desta viagem de mergulho à viagem de finalistas. Gostavamos de vos poder fazer uma proposta para a viagem de finalistas, sem compromisso para vocês. Para isso pedia-lhe que me enviasse assim que possível, datas prováveis para essa viagem."

Interessados PF contactem via email: aquaicbas@gmail.com

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Curso de Medicina de Aves Selvagens


No ICBAS, organizado pela associação Aldeia, com o apoio AEICBAS.
Mais info, no site da Aldeia.