AEICBAS

segunda-feira, junho 06, 2005

ENDA Portucalense - foi este fim de semana

Decorreu este fim de semana, dias 3, 4 e 5 de Junho o Encontro Nacional de Direcções Associativas, desta vez organizado pela ae da Universidade Portucalense e pela FAP. Entre os temas mais interessantes abordados neste ENDA podemos realçar Internacionalização e Bolonha, a apresentação dos relatórios dos Representantes dos Estudantes nos Órgãos Nacionais como sejam o Conselho Nacional de Educação, o Conselho Consultivo do Ensino Superior, o Conselho Consultivo da Juventude, etc. No Domingo a discussão aqueceu sob o mote Análise da Situação Política do Ensino Superior.

A aeicbas fez se representar neste ENDA - um dos menos participativos (em termos de número de ae's presentes) dos últimos tempos - tendo expressado a sua posição através da votação, de pedidos de esclarecimento, de moções apresentadas pela FAP e de uma intervenção.

Fazemos um balanço positivo neste ENDA já que foram aprovada no último dia várias moções que consideramos de elevada qualidade dirigidas ao MCTES, ao Presidente da República e ao MTSS. De realçar que a aeicbas foi uma das cerca de 15 instituições no país que contribuiram para o Livro Negro do Ensino Superior, acção aprovada em ENDA passado, por unanimidade.

Foram aprovadas moções de contestação ao novo código de trabalho - que prejudica em muito os trabalhadores estudantes -,à não remuneração dos estágios pedagógicos, a~s moções propostas pela FAP sobre financiamento do 2o ciclo de bolonha e atribuição de graus académicos em função do mérito e nunca da denominação, bem como uma extensa exposição das queixas dos estudantes face à actual estratégia e situação do esino superior em Portugal.

Para teres acesso a estes documentos consulta http://enda.aeportucalense.org/ ou envia mail para presidente@aeicbasup.pt.