sexta-feira, fevereiro 24, 2006
Reunião com candidato a Reitor, o Professor Doutor Ferreira Gomes
O candidato a Reitor da Universidade do Porto, o vice-Reitor Ferreira Gomes, reuniu esta noite com alunos do ICBAS membros da Assembleia da Universidade e membros da DAEICBAS, numa conversa informal onde apresentou a sua visão da UP e da sua candidatura.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Boas tardes,
se pudessem disponibilizar um apanhado dessa reunião ou um resumo da apresentação do vice-reitor era mto útil. e o mm se aplica à reunião com o presidente da FAP.
obrigado e uma continuação de bom trabalho associativo
Em primeiro lugar, gostaria de lamentar o atraso com que esta resposta ao post surge. De qualquer das formas, aqui vai ela:
1. O candidato a reitor.
O Professor Ferreira Gomes é docente na FCUP e exerce funções de vice-Reitor na UP há cerca de 8 anos. Teve a seu cargo principalmente a modulação da imagem da UP no exterior e entre as escolas, ou seja, promover uma maior identificação de cada escola com a UP. Esta foi, além disso, uma das grandes apostas deste reitorado, sob a tutela do Reitor Novais Barbosa.
Desta forma e seguindo a mesma linha de pensamento, o Professor F. Gomes expôs-nos a situação actual desse ponto, em que ainda há muito caminho a fazer: a identificação quer dos estudantes quer dos professores com a UP ainda está numa fase precoce, pois há uma resistência natural das escolas da UP, enquanto unidades autónomas à face da Lei da Autonomia das Universidades Portuguesas. Por exemplo: quando se publica um artigo ou se faz a sua press-release, aparece o nome ICBAS sem qualquer referência à Universidade do Porto, o que não permite a colheita de tantos frutos. É importante que através dessa unificação se consigam maiores benefícios para a UP, a universidade que mais artigos científicos publica.
Outro ponto referido foi o financiamento das universidades e como tem sido alterado e como se prevê que seja no futuro. Acrescido, claro, do financiamento para as infraestruturas (caso do edifícios ICBAS/FFUP e FMUP)que será, uma vez mais, colocado em cima da mesa em Outubro/Novembro.
Deu também a sua opinião sobre os alunos (pensa que poderíamos sair melhor preparados dos cursos da UP se não houvesse desperdício de trabalho no 1º ano) e as suas estruturas organizadas, como as Associações de Estudantes, Federações, representações em órgãos de gestão, etc (entende, pelo que tem visto, que estas estruturas de hoje estão num nível muito superior ao de há uns anos atrás, mas teme que seja cíclico).
Outros pontos mais específicos também foram abordados, mas ficou agendada uma nova reunião para se discutirem melhor.
2. a reunião informal AEICBAS/FAP.
O Presidente da FAP, Pedro Barrias, tem reunido com as várias associações, uma por uma, em reuniões informais para debater determinados assuntos. Pensa que dessa forma se pode atingir um maior nível de consenso e fundamentação das propstas/moções da FAP.
Desta vez foi discutida, principalmente, a Lei do Associativismo Jovem.
O Governo apresentou uma proposta de alteração à presente lei, que foi aprovada na generalidade e encontrava-se em discussão na especialidade. Assim, o Gabinete de Relações Externas da DAEICBAS analisou as propostas do governo e as dos diferentes partidos que diferiam mais ou menos na sua estrutura e organização. A proposta-base que serviu como termo de comparção foi, naturalmente a que o governo apresenta, pois a lei será muito aproximada desta.
Na reunião com o Presidente da FAP expusemos o resultado da nossa análise, discutimos , aprendemos e esclarecemos os diversos pontos(não se pára de aprender a discutir leis e as suas implicações).
Em Assembleia Geral, que se realizou na 3ª feira passada, a Direcção da FAP apresentou a sua proposta final, resultado do "caminho" por cada uma das AEs representadas. Podes encontrá-la em www.fap.pt, na secção "política educativa" e em "Documentos FAP" (download em PDF).
Espero ter sido esclarecedor. Qualquer outra dúvida, sabes que que encontras a tua associação aqui!
Enviar um comentário