AEICBAS

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

ANEM: DSRS on Tour



O DSRS On Tour está aí e procura dois alunos para irem até à ilha Terceira, nos Açores, fazer sensibilização na área da prevenção da infecção por HIV/SIDA.


MAS… O QUE É O DSRS ON TOUR?

O DSRS On Tour é uma actividade da Associação Nacional de Estudantes de Medicina que tem como objectivo levar alunos de Medicina das sete escolas do País (num total de 22 alunos), durante um fim-de-semana, a um local tradicionalmente menos abrangido por acções de sensibilização na área da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. Neste ano, realizar-se-á na ilha Terceira, no fim-de-semana de 7 a 10 de Março de 2008.

JÁ AGORA, "DSRS" QUER DIZER ALGUMA COISA!?
Claro! Ou pensavas que escolhíamos uma sigla complicada só para pôr no nome de uma actividade!? O DSRS é o Departamento de Saúde Reprodutiva e SIDA da Associação Nacional de Estudantes de Medicina. Dele fazem parte uma coordenadora nacional e sete coordenadores locais, um em cada faculdade. Já deves ter ouvido falar de outras actividades nossas pela tua associação/núcleo, como os Estágios na área da Reprodução Medicamente Assistida, ou o Congresso Saúde e Sexo.

O Coordenador Local da AEICBAS é a Inês Campos Matos.

O QUE É QUE SE FAZ NUM DSRS ON TOUR?
Essencialmente transmitem-se conhecimentos e esclarecem-se dúvidas através do contacto directo com a população, em cenários tão variados como zonas comerciais, ruas, bares e discotecas. Faremos também uma acção de sensibilização em duas escolas do 3º ciclo da Terceira, com intervenções em salas de aula e no recreio.
Resumindo, trata-se de uma acção de sensibilização num local do País onde estas acções são mais escassas, e ao mesmo tempo temos a oportunidade de conhecer pessoas novas e de aprender com as situações que se nos deparam.

OK, MAS SE É UMA ACTIVIDADE NOS AÇORES, AINDA DEVE FICAR CARO PARTICIPAR. QUANTO É QUE É PRECISO PAGAR?
Nada!
Depois do esforço dos elementos do DSRS, que conseguiram que toda esta actividade fosse suportada por vários apoios, nomeadamente de diversas instituições açorianas, o DSRS On Tour será possível sem custos para os seus participantes. Assim, a única coisa que tens de ter é algum conhecimento na área e vontade trabalhar com boa disposição.

É ISSO! QUERO IR! O QUE TENHO QUE FAZER??
É fácil! Fala com a Manela...

MÉTODOS DE SELECÇÃO
A participação no DSRS On Tour será aberta a todos os alunos das escolas médicas, que serão seleccionados de acordo com os seguintes critérios, com um sistema de pontuação semelhante ao dos intercâmbios:
Critério 1. Formação cientifico-pedagógica na área do HIV/SIDA (com apresentação de certificado comprovativo);
Critério 2. Colaboração, na forma de participação ou de organização, em actividades dinamizadas pela associação/núcleo local;
Critério 3. Participação em actividades de voluntariado (com apresentação de certificado comprovativo);
Critério 4. Ano de frequência do curso.

7 comentários:

supreme_chaos disse...

Olá!

Podiam-me informar quais são os critérios de escolha para os alunos que pretendem ir no DSRS on Tour? Conta o ano em que estamos inscritos ou participações prévias?

Bigada***

DAEICBAS disse...

Já está no post, foi falha.

Obrigado!

Cumprimentos

Anónimo disse...

olá!
Qdo é k os seleccionados serão contactados?

Obrigado!

Anónimo disse...

Qual e o prazo para enviar os dados?

DAEICBAS disse...

Olá!

O prazo de inscrições e a confirmação da participação são ambos no dia 21 de Fevereiro.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Olá!

Qto "vale" cada um dos critérios?
Já há muita gente inscrita?eu sou do 2o ano e pelos vistos acho que não terei grande pontuação...

Obrigado

DAEICBAS disse...

Olá!

O valor de cada critério é o seguinte:

Critério 1. Formação cientifico-pedagógica na área do HIV/SIDA (com apresentação de certificado comprovativo) - 50 pontos

Critério 2. Colaboração, na forma de participação ou de organização, em actividades dinamizadas pela associação/núcleo local - 15 por organização e 15 por participação.

Critério 3. Participação em actividades de voluntariado (com apresentação de certificado comprovativo) - 14 pontos

Critério 4. Ano de frequência do curso - 6 pontos (1 por cada ano do curso).

Cumprimentos!