Procuram-se dois alunos do curso de medicina do ICBAS interessados em participar em 2 projectos de investigação com duração de 1 ano (Janeiro a Dezembro de 2006). Trata-se de projectos a desenvolver em colaboração entre o Departamento de Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Professoras Teresa Mendonça e Catarina Nunes) e o Serviço de Anestesiologia do HGSA (Drs. Pedro Amorim e Francisco Lobo).
Cada um dos projectos envolve a participação de três licenciandos da UP, dois de cada um dos seguintes cursos: matemática aplicada, ciências de computação e medicina do ICBAS.
Estes projectos inserem-se numa iniciativa da Universidade do Porto denominada: INVESTIGAÇÃ̃O CIENTÍFICA NA PRÉ-GRADUAÇÃO.
Trata-se de projectos pluridisciplinares a desenvolver no ano lectivo 2005/2006. Esta iniciativa conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos.
Os dois projectos (aprovação ainda pendente) para o qual se procura a colaboração de dois alunos de medicina são:
Projecto VIDA (Variabilidade Interindividual Da Anestesia)
Recentemente provou-se que anestesia demasiado profunda é uma das
grandes causas de mortalidade e problemas pós cirúrgicos (até 1 ano).
Pretende-se determinar quais os factores que influenciam a ocorrência
de períodos de anestesia demasiado profunda. Espera-se que este
projecto venha ajudar a compreender os problemas da anestesia e possa contribuir para indicar soluções apropriadas para baixar o nível de mortalidade e incidentes pós cirúrgicos.
Projecto ASYS (Anaesthesia SYnchronization Software)
Desenvolvimento de um "software" que capte e sincronize toda a informação dos diversos equipamentos relacionados com a anestesia utilizados numa sala de cirurgia. O software desenvolvido será testado e posteriormente implementado num bloco cirúrgico do HGSA.
Pretende-se que este software seja suficientemente robusto e aberto para que possa ser implementado noutras salas de cirurgia e possivelmente também em salas de cirurgia veterinária.
Ambos os projectos requerem em média 4/5 horas por semana e não são remunerados. Proporcionam aos alunos:
1. a inserção numa equipa de investigação bastante produtiva e a inerente aquisição de experiência e currículo
2. o trabalho pluridisciplinar com alunos e professores de outros cursos da UP
3. o contacto com áreas de actividade clínica do HGSA
4. conhecimentos nas áreas de aquisição e tratamento de sinais biológicos, neurociências (monitorização cerebral), farmacologia e farmacocinética, estatística e utilização de equipamentos médicos e informáticos
5. a participação na elaboração de comunicações e publicações científicas
Para mais informações por favor contactar até 27 de Setembro 2005:
Dr. Pedro Amorim (Prof. Associado Convidado de Terapêútica Geral do ICBAS) – Serviço de Anestesiologia do HGSA. Telef directo: 22 207 7549. Email: pamorim@vianw.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário