AEICBAS

sábado, julho 24, 2004

NOVIDADES: INTERNATOS MÉDICOS

Se estás interessado em saber as últimas movimentação da ANEM para que o diploma do Internato Médico seja alterado e melhorado consulta o blog oficial da ANEM: www.anemblog.blogspot.com
Conto com a tua participação activa. só assim a ANEM pode defender e representar os interesses de todos os alunos de medicina do país.
Obrigado

Pedro Lopes

sexta-feira, julho 16, 2004

ANEM envia carta aberta ao Presidente da República

No seguimento da Conferência de Imprensa realizada e depois de a ANEM ter recebido a Noticia que o Diploma do Internato Médico está já na no Presidente da Républica para ser promulgado, a ANEM enviou uma carta aberta aberta a sua Excelência o Presidente da República com a posição dos Estudantes de Medicina em relação ao diploma e pediu-lhe ainda audiência para que lhe expliquemos melhor os problemas que a aprovação do diploma podem acarretar.
Aguardamos agora a sua resposta.
A Carta aberta pode ser consultada no nosso site www.anem.pt
 
Pedro Lopes

Conferência de Imprensa IM - rescaldo

A conferência de imprensa sobre Internatos Médicos decorreu ontem. Na mesa estive presente eu, o Nuno Ferreira (coordenador do Departamento de Educação Médica da ANEM e o Carlos Cortes (presidente da Associação Nacional do Médico Interno). Em termos de presenças da Comunicação Social apenas contamos com uma jornalista do Diário de Noticias e outra do Noticias Médicas. Estiveram ainda presentes alguns alunos.
Ainda devido à realização da Conferencia fui contactado pela Agência Lusa, Radio Difusão Portuguesa, TSF, Rádio Lidador e Templo de medicina, que, apesar de nao terem estado presentes na conferencia, fizerem noticia com a nossa posição.
Hoje, quando pesquisava a noticia na internet encontrei-a ainda em sites como o da RTP, DN e primeiro de janeiro. sei que a nossa posição foi também divulgada no noticiária da Antena 3.
Considero então que a posição dos alunos de medicina no que toca ao novo diploma do Internato Médico saiu ontem reforçada e ganhou bastante visibilidade.
Obrigado a todos os presentes
Pedro Lopes

terça-feira, julho 13, 2004

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA - INTERNATOS MÉDICOS

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina vai realizar uma conferência de Imprensa subordinada ao tema Internatos Médicos.
Esta conferência de Imprensa será realizada no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Universidade do Porto, pelas 17h do dia 15 de Julho, Quinta-feira e tem
por objectivo divulgar algumas falhas existentes no diploma e alguns problemas que a aprovação do diploma acarreta e que poderão traduzir sérios retrocessos na formação de médicos com a qualidade que a sociedade exige e merece.
Nesta conferência além de estar presente a Direcção da ANEM estará também presente a Associação Nacional do Médico Interno.
Todos os interessados estão convidados a comparecer



Pedro Lopes

sábado, julho 10, 2004

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE SOBREVIVÊNCIA

Estão abertas as inscrições para o Curso de Sobrevivência, organizado pela AEICBAS, a realizar nos dias 1,2 e 3 de Outubro no Parque Nacional de Peneda-Gerês. O Curso (nivel I) tem componentes como orientação, construção de aparelhos de pesca, construção de abrigos e obtenção de fogo. Poderás disfrutar de actividades livres como rappel, subida de cordas verticais ou banhos nas lagoas. Tens ainda a vantagem de acampar num dos parques mais bonitos de Portugal.

Inscrição: 15 euros. Caução:10 euros

Para te inscreveres dirige-te a Manela. Para mais informações é só dirigires-te à tua AE.

quarta-feira, julho 07, 2004

PROFESSOR CLAUDIO SUNKEL DISTINGUIDO PELA COOPERATIVA ÁRVORE

A Cooperativa Árvore distinguiu o Professor Claudio Sunkel como o cientista portuense dos trinta anos pós 25 de Abril.

A cerimónia terá lugar naquela cooperativa no dia 16 de Julho, pelas 21.30 e será aberta pela Professora Maria de Sousa, com uma dissertação sobre a arte de saber. Contará com a exposição de figuras obtidas pelo Professor, relativas a células e a processos celulares.

Recordo que o Professor Claudio Sunkel é Professor Auxiliar de Biologia Molecular do ICBAS e participa no livro de Biologia Celular do Professor Carlos Azevedo.

Será importante a nossa presença não só pela oportunidade que temos de ouvir e ver algo porventura mais interessante do que os livros em que nesta época andamos mergulhados, mas também pelo reconhecimento a um Professor da nossa casa.

segunda-feira, julho 05, 2004

INTERNATO MÉDICO - posição oficial ANEM

Foi aprovado em Conselho de Ministros no dia 09 de Junho último o novo Diploma do Internato Médico.

Este Decreto-lei encontrava-se em discussão há já bastante tempo, tendo sido conhecidas, nos últimos 2 anos, várias propostas da autoria do Ministério, sobre as quais muito se falou e que levaram a ANEM a definir em tempo oportuno uma posição representativa de todos os Estudantes de Medicina Portugueses.

Encontramo-nos agora à beira da sua entrada em vigor e importa por isso conhecê-lo, pelo menos nos seus aspectos mais relevantes. Assim, depois de analisado detalhadamente, a ANEM emitiu um documento (disponível no nosso site: www.anem.pt) com um breve resumo do documento e também com alguns aspectos que, a nosso ver, constituem motivo de preocupação para os estudantes de medicina.

Um esquema do regime de transição está também disponível online

Estes documentos estão ainda disponíveis para consulta na Manela

Com as mais cordiais saudações

Pedro Lopes

sexta-feira, julho 02, 2004

ACTUAÇÃO DO S.O.T.A.O. NO PRÓXIMO DIA 6

MENTIRAS COM NEXO EXPLÍCITO – exercício da Oficina de Contadores de Mentiras
Direcção: Thomas Bakk
Pinguim Café (Rua de Belomonte – Porto)
6 de Julho. 23h.

O S.O.T.A.O. – Grupo de Teatro do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar – leva a cabo o exercício final da Oficina de Contadores Mentiras, iniciativa organizada em parceria com a Associação de Estudantes do ICBAS, durante os passados meses de Maio e Junho.
Pretendeu-se, com esta proposta, explorar o domínio da mentira (ou não-verdade), em diferentes aspectos da linguagem, quer informativo, quer ficcional, para, pelos meandros das contradições e dos reversos, se chegar à confrontação da verdade das coisas ante o sentido das mesmas...