AEICBAS

terça-feira, outubro 31, 2006

Livros de História e Exame Físico para alunos de 3º ano de Medicina

A Bayer HealthCare ofereceu 50 livros de História e Exame Físico á AEICBAS, que serão distribuídos gratuitamente aos alunos do 3º ano de Medicina a partir da próxima segunda-feira (6 de Novembro) na AEICBAS. Cada aluno poderá levar apenas um livro, mediante a apresentação de cartão de estudante.

segunda-feira, outubro 30, 2006

Actas das Assembleias Gerais

Nos termos do artigo 19º alínea b), dos estatutos da AEICBAS, as actas das Assembleias Gerais da AEICBAS estão disponíveis para consulta e download, em formato *.pdf no site:
http://www.esnips.com/web/ActasAGAEICBAS

Já disponível:Acta da AG AEICBAS de 10 de Outubro de 2006.

As versões assinadas e carimbadas estão naturalmente arquivadas na AEICBAS e disponiveis para consulta após requisição.

Saudações académicas,
Tiago Costa
(Vice-Presidente da MAG-AEICBAS)

domingo, outubro 29, 2006

Intercâmbios Médicos: sessão de esclarecimento

A sessão de esclarecimento decorerrá no dia 31 de Outubro as 18h, será feita uma apresentação geral e esclarecidas todas as dúvidas.

Esclarecimento das pontuações ao nível da “Componente Curricular e formativa”

-Ponto 6- “Participação em actividades da AE/ANEM que envolvam a promoção da saúde através de contactos interpessoais” – Serão as seguintes actividades, quando realizadas a partir do Ano lectivo 2005/2006:
-Hospital dos pequeninos
-Workshop de linguagem gestual
-Medicina na periferia
-Curso de Medicina Legal
-Rastreios realizados pela ANEM


Exame de Inglês

Duração máxima: 60 minutos


Parte 1 Diagnostic Test 50 questões 1,25 pontos cada 62,5 pontos
Parte 2 Reading comprehension 16 questões 2,5 pontos cada 37,5 pontos
Total 100 pontos

Intercâmbios científicos


Estão abertas incrições até dia 9 de Novembro, dirige-te a Manela e pede a ficha de inscrição.
Estes Intercâmbios serão também abordados na sessão de esclarecimento de dia 31 de Outubro as 18h na Sala Nova do Icbas.
Vagas Disponíveis:
1 Aústria
1 Noruega

quinta-feira, outubro 26, 2006

RGA

Reunião Geral de Alunos
2 de Novembro
18 horas
Anfiteatro A0
Ordem de trabalhos:
1. Apresentação do plano de actividades e orçamento
da AEICBAS para o ano 2006/2007.
2. Outros assuntos.
APARECE!
Pela MGA:
Tiago Costa
(Vice-Presidente da MGA)

segunda-feira, outubro 23, 2006

Sessão de esclarecimento sobre estágios em Medicina Veterinária

Irá realizar-se no próximo dia 25 de Outubro uma sessão de esclarecimento sobre estágios em Medicina Veterinária. A sessão terá lugar na sala I0 às 18 horas e contará com a presença dos oradores Prof. Dr. Augusto Faustino e Prof. Miguel Faria.
Aparece e esclarece as tuas dúvidas!

domingo, outubro 22, 2006

Apresentação da Associação Médicos pela Escolha

A Associação Médicos Pela Escolha vai realizar uma reunião de apresentação no próximo dia 25 de Outubro, quarta-feira, pelas 21h30m nas intalações do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS - Largo Prof. Abel Salazar, junto ao Hospital de Stº António no Porto).
A Associação tem como objectivo promover a defesa dos direitos sexuais e reprodutivos em Portugal e organizar e a apoiar acções de divulgação científica na área da saúde reprodutiva.

sábado, outubro 21, 2006

Acção de Sensibilização na Cantina de Miragaia (Reitoria)

No passado dia 19 de Outubro, a DAEICBAS realizou uma acção de sensibilização para os problemas provocados pelo anunciado encerramento da Cantina de Miragaia (Reitoria). Esta acção procurou alertar a população estudantil, sobretudo a do ICBAS para este problema, ao mesmo tempo que foi recolhido um inquérito onde se procurou avaliar o impacto desta medida na vida dos estudantes.
Foram recolhidos 200 inquéritos, o que proporciona uma amostra significativa que será agora analisada, a fim de se apresentarem publicamente os resultados.
Será brevemente agendada nova reunião com os SASUP para apresentar estes dados, e para fazer o ponto de situação da reabertura do Bar de Biomédicas.

Orçamento de Estado 2007 - Novo Edificio do ICBAS

As informações prestadas pelo Ministério do Ensino Superior confirmaram-se, e o novo edífico do ICBAS está consagrado no Projecto Final de Orçamento de Estado para 2007, com uma verba de 5 666 667€. A verba para o novo edificio da FMUP é exactamente a mesma, não estando presente nenhuma verba para a Faculdade de Farmácia, que deveria ser ao lado do ICBAS. Esperemos que isto não afecte a reaqualificação do antigo edificio da Reitoria, que deveria servir as duas escolas. Continuaremos atentos a este processo.

terça-feira, outubro 17, 2006

Contributos para um melhor Ensino Superior – a estratégia de Bolonha

A Federação Académica do Porto convida todos os estudantes a participar amanhã num debate consagrado à discussão de "Contributos para um melhor Ensino Superior – a estratégia de Bolonha".
Esta conferência promovida pela Federação Académica do Porto (FAP) é realizada no âmbito do Debate Nacional Sobre Educação sendo este uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Educação e da Assembleia da República, pretende ser um fórum de pensamento e reflexão sobre as perspectivas da Educação em Portugal nos próximos anos.
Este debate versará sobre o tema "Contributos para um melhor Ensino Superior" e será realizado amanhã, dia 18 de Outubro, a partir das 15h00, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Sala de Vídeo-Conferência).
Participarão na conferência o Professor Doutor Júlio Pedrosa , Presidente do Conselho Nacional de Educação, o Professor Doutor Marques dos Santos – Reitor da Universidade do Porto e o Presidente do Instituto Politécnico do Porto, Eng. Vítor Santos.
Esta conferência terá como especiais pontos de interesse a discussão em torno das oportunidades e desafios que se criam com a internacionalização do Ensino Superior, a forma como o Ensino Superior português tem respondido aos desafios de Bolonha, a preparação que Portugal tem competir na Área de Ensino Superior Europeia e os instrumentos que as instituições têm para lidar com a concorrência internacional.

Curso de Mergulho CMA

Inicio a 1 de Novembro

Valor total:

300 euros em duas prestações; 150+150 euros

detalhes no site de CMA, bem como a ficha de inscrição para download e preenchimento.
http://www.cienciasdomeioaquatico.com

A ficha de inscrição deverá ser entregue na AEICBAS, ao cuidado de Manuela Fonseca juntamente com o pagamento da primeira prestação (150 Eur)

Todos os interessados, entrem em contacto via email para: cma_ae@cienciasdomeioaquatico.com

Dúvidas ou outras considerações, serão esclarecidas preferêncialmente via-email (endereço ref. acima) (*Prioridade de inscrição a alunos, docentes e funcionários do ICBAS. )

segunda-feira, outubro 09, 2006

Liga ICBAS

Novamente a AEICBAS proporciona aos alunos a possibilidade de participarem na liga ICBAS. As equipas serão constituídas por 6 a 10 jogadores, sendo o preço de inscrição de 40 euros por equipa. O regulamento estará disponível na Manela.
As inscrições serão possiveis até 27 de Outubro

Equipas ICBAS

Já estão abertas as inscrições para as Equipas do ICBAS de futsal, voleibol e basquetebol. Podes usufruir de treinos semanais, de torneios entre faculdades e posterior participação no Torneio Professor Doutor Nuno Grande.
Poder-se-ão formar equipas de outra modalidades caso haja alunos suficientes para constituir uma equipa.

V Conferências sobre saídas profissionais



  • Inspecção de Carne;
  • Inspecção de Peixe,
  • Investigação;
  • Clínica de Animais de Pecuária;
  • Clínica de Animais de Companhia
  • Clínica de Equinos
  • Clínica de Animais Exóticos
  • Segurança Alimentar

Data: 11 e 18 de Outubro, 18h00

Local: Anfiteatro Professor Corino de Andrade

Objectivos: O objectivo destas conferências é poder proporcionar aos nossos colegas o contacto directo com profissionais de diferentes áreas da medicina veterinária e, desta forma, esclarecer os que acabam de chegar a esta nova realidade, assim como permitir aos que este ano partem para o mundo de trabalho a troca de ideias com profissionais jovens que os poderão orientar nas suas escolhas.

QUERES CANDIDATAR-TE AO PROGRAMA DE INTERCÂMBIOS?

O método de candidatura ao Programa de Intercâmbios mudou!!
Regulamento de Intercâmbios e Calendarização já disponíveis, em www.anem.pt! Descobre como adicionar esta experiência intercultural única ao teu currículo.
A selecção será baseada em critérios que encaram uma perspectiva bio-psico-social e não apenas o factor "sorte". Pretendeu-se, essencialmente, com esta mudança:
1- valorizar-te,
2- aumentar a qualidade académica inerente aos estágios,
3- obter equiparação internacional.

Então, o que precisas de fazer para obter uma vaga?

1 - Inscreve-te no site da ANEM;
2 - Consulta o quadro de Critérios de Pontuação para a candidatura e reune os documentos para obteres créditos;
3 - Vai à Sessão de Escolha de vagas, onde, consoante a tua pontuação final, vais poder escolher a vaga bilateral do país que te interessa.

Vagas:

Alemanha 2
Áustria 1
Brasil 2
Dinamarca 1
Eslovénia 2
Estónia 1
Holanda 1
Hungria 2
Itália 4
Japão 1
México 1
República Checa 3
Tunísia 1

Total 22

para mais informação contactar:

João Pereira - Coordenador Local de Intercâmbios (966853461)

quarta-feira, outubro 04, 2006

RGA - Vairão

RGA - Reunião Geral de Alunos

10 de Outubro (terça-feira) - 18.30h - sala I2


Nos termos do art. 19º alinea a), e do art. 21 alinea e) dos estatutos da AEICBAS, venho por este meio convocar a Assembleia Geral para reunir em Reunião Geral de Alunos, por requerimento da Direcção da AEICBAS, nos termos do art. 21ª alinea b).
No dia 10 de Outubro (terça-feira) de 2006, pelas 18.30h na sala I2.

A reunião terá a seguinte ordem trabalhos:
1. Tomada de posição dos alunos sobre o transporte para Vairão
2. Outros assuntos


No caso de não existência de quórum na hora prevista, a Assembleia decidirá, nos termos do § único do art. 22 dos Estatutos, se esta possui força deliberativa.

Pela MAG,

Tiago Costa (Vice-Presidente da MAG)

segunda-feira, outubro 02, 2006

Novo Edificio do ICBAS - Novidades

"Ministério do Ensino Superior incluiu em PIDDAC a ampliação da FMUP e a construção do novo edifício do ICBAS, cumprindo o contrato-programa de 2001." - in Primeiro de Janeiro, 29 de Setembro

Com o desbloqueio das verbas necessárias, nunca esteve tão perto o ínicio das obras do novo edifício do ICBAS. Contudo, depois de tantos episódios de promessas e atrasos, não deixaremos de estar atentos e de pressionar os orgãos com responsabilidades, nomeadamente a Reitoria e o Conselho Directivo, para que o processo não emperre em qualquer outro obstáculo.