AEICBAS

sexta-feira, abril 02, 2004

CONFERÊNCIA 'O FUTURO DO PORTO' COM DR. RUI RIO FOI UM SUCESSO

Aqui fica o discurso de abertura do nosso Presidente:

Exmo. Sr. Dr. Rui Rio
Presidente da Câmara Municipal do Porto
Exmo. Professor Doutor Sousa Pereira
Presidente do Conselho Directivo do ICBAS
Exmos. Professores, Funcionários e Colegas do ICBAS

Bom Dia e Obrigado por estarem presentes nesta conferência da XI Semana Cultural Professor Abel Salazar, que hoje termina. A Semana Cultural que a Associação de Estudantes do ICBAS organiza todos os anos tem como principais objectivos:
1. mostrar o que de cultura se faz no ICBAS:
tivemos o sarau de Biomédicas (com os nossos grupos académicos), uma peça do grupo de teatro e exposições realizadas por colegas do Instituto;
2. incentivar a formação cultural e humanista dos alunos de Medicina, Medicina Veterinária, Ciências do Meio Aquático e Bioquímica que frequentam o ICBAS.

O tema que escolhemos para este ano foi a cidade do Porto e é sobre ela que temos realizado estas conversas, num tom mais ou menos informal. Na segunda-feira, a Prof. Doutora Isabel Azevedo (Vice-reitora da Universidade) falou-nos do Porto e da sua Universidade, na terça-feira o Sr. Júlio Cardoso (Director do Seiva Trupe), Sr. Júlio Gago (Director do Teatro Experimental do Porto) e Mestre Albuquerque Mendes (artista plástico) falaram-nos sobre a cultura do Porto e ontem juntámo-nos com o Dr. Manuel Moreira (Governador Civil do Porto) à volta de uma mesa do recém-inaugurado Guarany para falarmos da sua perspectiva sobre a cidade.

Hoje temos connosco, e para grande orgulho da Associação de Estudantes, o Dr. Rui Rio, Presidente da Câmara Municipal do Porto. Permitam-me que saliente a relação próxima que a Associação de Estudantes do ICBAS tem mantido com o actual executivo da Câmara.

O Dr. Rui Rio, nas obras que tem levado a cabo, mostra sempre uma preocupação social enorme. Sendo esta também uma das preocupações da Associação de Estudantes do ICBAS, e sendo reflexo disso as actividades que temos desenvolvido nesta área, é inevitável a afinidade estreita que se tem desenvolvido entre a AEICBAS e a CMP.

1. No final de Outubro, fizemos com o apoio da CMP a Semana da Prevenção do Alcoolismo.
2. No início de Março, fizemos uma Campanha de Adopção de Animais Abandonados recolhidos pelo Canil Municipal.
3. Actualmente, a AEICBAS juntamente com a CMP prepara as ’48 Horas Contra a SIDA e Toxicodependência’ a decorrer nos dias 29 e 30 de Abril, (fim-de-semana antes da Queima das Fitas).
4. E, no futuro, a AEICBAS preparará juntamente com a CMP e o IPJ um programa de animação cultural a decorrer durante o Euro2004 nas zonas circundantes a este edifício.

A Associação de Estudantes do ICBAS entende que esta proximidade entre a CMP e a comunidade académica é de salutar e cultivar. Ainda esta semana, a CMP e a Reitora da Universidade do Porto assinaram um protocolo de cooperação na área do desporto. Esta cooperação pode e deve ser alargada.

Na passada sexta-feira (26/03/2004) a AEICBAS recebeu a Senhora Ministra da Ciência e do Ensino Superior numa inédita reunião privada. Sentados a uma mesa, de um lado uma Associação de Estudantes, do outro lado o Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Entre vários temas, esteve em cima da mesa a acção social e o alojamento dos estudantes da Universidade do Porto. Uma das propostas apresentadas pela AEICBAS vai no sentido de se alargar os programas de arrendamento jovem e de recuperação de edifícios aos estudantes do ensino superior (mesmo que ainda não aufiram rendimentos), no sentido de por um lado melhorar as suas condições de habitação e ao mesmo tempo repovoar a Baixa Portuense.

Por estas e por outras razões a Câmara Municipal, Associações de Estudantes e comunidade académica em geral, devem andar juntas na conquista de um Porto melhor!

Sem comentários: