AEICBAS

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

ESCLARECIMENTO da PROF. MARIA DE SOUSA

"Só hoje tive oportunidade de abrir este seu email. Já agora que eu sei o que vai acontecer no dia 3 de Março, peço-lhe encarecidamente que esclareça que a descoberta da área T e a primeira demonstração da migração das células do timo para essa áreas foi feita de facto por mim , mas como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian nos Laboratórios de Experimental Biology do ICRF em Mill Hill, sob a direcção da Dra Delphine Parrott.
Finalmente ontem à noite abri o email do Antonio Freitas e vi que a abertura vai ser feita pelo Prof Av Mitchison que trabalhava no NIMR tambem em Mill Hill, onde a Imunologia dominava, e onde eu tive a oportunidade e o previlégio de o conhecer, a ele e a outros grandes imunologistas britânicos da altura. Eu voltei para o IGC em 66, e fui convidada para ir para Glasgow pelo Prof RGWHite, como Leitora de Bacteriologia e Imunologia em 1967 . Aí , vim mais tarde a definir a migração distinta de celulas de timo e de medula ossea e a criar o termo ecotaxis. Foi tambem em Glasgow com o Prof de Biologia Celular , ASG Curtis que fizemos as primeiras experiências em adesão celular de linfocitos (Nat New Biol 1973 244:45-7. Curtis and de Sousa, Factors influencing adhesion of lymphoid cells) e a tentar perceber in vitro como celulas T podiam modificar a interacção homotípica entre celulas B (Nature, 1976 260:429-30, de Sousa and Haston) .
Tudo tentativas de procurar perceber porque é que celulas de diferentes origens se organizam em sítios diferentes.
Uma pergunta, cuja resposta veio a ser muito enriquecida pelo trabalho de doutoramento de Antonio Freitas, também em Glasgow.
O simposio de 3 de Março vai na verdade ser muito interessante, precisamente porque 40 anos não mudaram o que eu vi em 1966, mas enriqueceram enormemente a compreensão dos mecanismos envolvidos na resposta à pergunta inicial.
And somehow, many of the people who contributed decisively to the building of that knowledge are coming e alguns foram alunos GABBA/ICBAS.
Uma Escola é isto, I guess.
Como mais geralmente todos sabem, foi na continuação de procurar respostas à pergunta porque é que celulas do sistema imunológico migram tão rapidamente em resposta a qualquer coisa que leve a um aumento local da circulação do sangue, que eu cheguei onde estamos hoje: na interacção do sistema imunológico com o metabolismo do ferro.
Trabalho impensável de ser feito assim tão "bem", noutro Instituto (neste ICBAS), ou Hospital (neste HGSA) do mundo. Verdadeiramente é o que me ocupa muito hoje, ao meu aluno de doutoramento e postdocs no IBMC. Ser forçada a pensar e a esclarecer onde fiz e o que fiz alguma coisa há 40 anos, é comovente pela amabilidade dos meus ex-alunos, dos meus amigos, mas garanto-lhe, não há mulher nenhuma normal que goste de admitir que fez o que quer que seja há 40 anos.
Vou ter muita pena que o Artur e a Manuela, não estejam no Porto nesse dia.
Com um abraço, Maria "