AEICBAS

terça-feira, março 13, 2007

RGA - alteração do calendário escolar do ICBAS

Calendário Escolar do ICBAS
RGA - alteração do calendário escolar do ICBAS
dia 14 de Março (quarta-feira) // sala I2

A Universidade do Porto recomenda que as faculdades não estabeleçam épocas de recurso no mês de Setembro, com vista a facilitar a mobilidade dos alunos a nível internacional.
Nesse sentido, há dois anos o ICBAS reformulou o seu calendário académico com o contributo dos alunos (através de proposta aprovada em RGA), que foi na generalidade coincidente com a proposta dos Órgãos do ICBAS. Foi assim estipulada a existência de uma semana intercalar em cada semestre para a realização de frequências ou trabalhos práticos e o período transitório de um ano em que ainda haveria época de Setembro (uma semana).
Em simultaneo, a U.P. recomendou que os calendários académicos definam 14 semanas de aulas e 6 semanas de exames em cada semestre, sendo, no entanto, dada uma excepção à medicina que poderia acrescentar 1 semana no final do ano lectivo (total de 41 semanas anualmente).
Actualmente, o calendário do ICBAS apresenta 15 semanas de aulas, 4 semanas de exames, 2 semanas intercalares e 1 semana de recurso em setembro (como transição). Dado que só este ano foi implementado o sistema de semanas intercalares, neste momento os alunos já têm a experiência deste calendário e como tal devem reflectir sobre as suas vantagens e desvantagens.
É neste sentido que a direcção da AEICBAS propõe a realização de uma RGA no dia 14 de Março onde todas as opiniões possam ser auscultadas e onde se defina a posição dos alunos relativamente a este assunto bem como uma eventual proposta de alteração.
A tua presença é importante!!!

3 comentários:

Ju* disse...

Olá!! Sou uma aluna do 1º ano e acho duma injustiça tremenda a nossa calendarização comparativamente com os outros cursos. Todos terminam em fim de maio, tem exames em junho e recursos em julho. K palhaçada é esta de se ficar sem descanso? pensam por obséquio que um estudante extenuado, atafulhado em estudo durante todo o ano dá mais rendimento?Tem mlhores notas? É mais feliz? Andamos o ano todo as voltas com frequencias mal marcadas,notas saidas em cima do joelho, etc,etc.. E depois xegamos ao fim com aulas num mês em k ninguém tem (junho), a estudar como loucos em julho para no final das contas se algo correr mal e tivermos k ir a recurso passar o agosto a estudar para na primeira semana de setembro ir a exame pq na segunda ja começam as aulas de um novo e trabalhoso ano. Bem sei que n há nada sem trabalho, mas isto tambem é um abuso da boa fé dos estudantes. Inda dizem k vida de estudante é boa... N deve ser no icbas!! Penso q temos direito a um mlhor e mais correcto calendário e a nossa opiniao deve ser tida mais em consideração pois a minha opiniao é partilhada pelo geral do meu ano e d outros, portanto...temos de nos fazer a luta pessoal!!!

Bjo p tds

Anónimo disse...

Cara ju,

Antes de mais, bem vinda ao icbas!

Embora não saiba em que curso estudas, eu, quando estava no primeiro ano de medicina, tb passei por muita injustiça, exames marcados em cima do joelho e frequencias para as quais mal tive tempo de estudar tal foi o caos.
Isso acontece por muitos motivos: porque este ano houve realmente algum atraso do Conselho Pedagógico, ou, mais geralmente, porque os alunos dos 1ºs anos, com comissões de curso ainda mal amanhadas, são normalmente um bocado "comidos" na marcação/estudo dessas coisas - talvez não seja o caso, mas eu lembro-me de me encontrar muito desesperadinho, sem saber para onde me virar...

Mas isto sou eu a dizer coisas.

De qualquer forma... Não sei se estiveste ou não na RGA. Se estiveste, ouviste coisas bem mais interessantes do que aquilo que te disse agora e percebeste (espero eu) que se os alunos querem ir "à luta" convem que se façam ouvir nas RGAs e contruam qq coisa em conjunto: opiniões validadas por todos.

A luta, quer se goste, quer não se goste (e ao contrário da discussão bela e saudável), dificilmente vai ser feita no átrio ou nos blogues - vai ser feita em Conselhos e Comissões Pedagógicas (e outros orgãos que os valha), por colegas e amigos que te representam a ti e a mim, apoiados, entre outras coisas, por documentos que saem destas RGAs.

Por isso ju, bem vinda.
Até à próxima RGA, onde espero ouvir as tuas opiniões e frustações :)

P.S.: não, não acho que o estudante extenuado fique mais feliz, mas é uma questão de distribuir questionários :)

Um beijo,
Tiago Costa
(Vice-Presidente, MAG-AEICBAS)

Ju* disse...

Oi, bigada pela consideraçao de m responderes. tb sou de medicina e infelizmente n consgui comparecer na reuniao. Espero k tenha sido proveitosa para o nosso lado. Assim cm espero mudanças num futuro proximo. Estou pronta pa fazer os possiveis e impossiveis pa lutar pelos nossos direitos como estudantes e seres humanos.

bjinhus