AEICBAS

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Agenda AEICBAS

A DAEICBAS informa os colegas que ainda há Agendas AEICBAS disponíveis da Manela.
Incluem ilustrações de Abel Salazar (e extras como uma capa preta, páginas brancas e calendário para o surpreendente ano de 2008).
Como são grátis e fazem mais sentido se consumidas até ao fim do presente ano, passa pela Manela e pede a tua.

7 comentários:

Anónimo disse...

Sei k n tem nd a ver com este post, mas será k os alunos do icbas têm noção desta realidade k nos é tao proxima?

Pasmem-se com estas 2 noticias...

http://jpn.icicom.up.pt/2008/02/22/novos_estatutos_continuam_a_dividir_a_up.html
http://jpr.icicom.up.pt/2008/02/investigador_do_icbas_critica_cenario_de_fusao_entre_as_escolas_de_med.html

DAEICBAS disse...

Obrigado Joana!

Para os colegas com dificuldade em aceder aos links deixados pela Joana devido à formatação da caixa de comentários do Blogger, aqui ficam eles:

JornalismoPortoNet
http://tinyurl.com/yoqg3y

JornalismoPortoRadio
http://tinyurl.com/2gtdqh

Para os colegas interessados em seguir este importante assunto, fica o blog dos nossos colegas eleitos para a Assembleia Estatutária:
http://estatutosup.pt.vu/

Quem tiver qualquer dúvida relativamente a todo este processo deve entrar em contacto com eles, através do mail:
discentes.aeUPorto@gmail.com

Existe, inclusive, entre o grupo de 3 alunos eleitos para a Assembleia Estatutária, um colega do ICBAS, o Luis Ruano, do 6º ano de Medicina.
Falem com ele sobre isto que ele terá todo o prazer em discutir o assunto e diferentes pontos de vista.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Confesso que não estou por dentro dos pormenores deste novo projecto da Reitoria e que muito ainda está por esclarecer, mas se for verdade o que diz o professor Mário Sousa, é um escândalo termos um aluno de Biomédicas a defender esta fusão em Assembleia Estatutária! Como tal é possível, não sei explicar...

«Luís Ruano, um dos três estudantes que fazem parte da Assembleia Estatuária, partilha a opinião de Marques dos Santos. O aluno do ICBAS diz que a criação de escolas seria positiva porque permite a existência de "recursos comuns", que serviriam, por exemplo, para "coordenar a investigação" científica.»
in: http://jpn.icicom.up.pt/2008/02/07/up_reitor_nega_fusao_das_faculdades_mas_defende_agregacao_em_escolas.html

O curso de Medicina no ICBAS e no FMUP são de facto muito diferentes (para melhor ou pior, deixo essa discussão para outra altura...) e seria a própria U.Porto (e sobretudo os alunos!) a perder com esta retirada do ensino da Medicina a Biomédicas.

Com toda esta polémica, tenho a impressão que as rivalidades de há uns anos atrás, assim como a mesquinhez antiga, vão mesmo voltar... É pena! Voltaremos a ter as guerrinhas FCUP-FEUP e ICBAS-FMUP? Será que é isso que a Reitoria pretende? Pense bem, magnífico Reitor...

Tiago Costa disse...

Colega, se como dizes não conheces os detalhes de um processo que tu próprio apresentas como indefinido, talvez fosse boa ideia ter mais calma antes de gritar escândalo, né? :)

Abraço

Anónimo disse...

Como realcei, não conheço em profundidade (como acredito que muitos dos nossos colegas não conheçam!) o novo projecto desta equipa reitoral. E, tal como disse no meu comentário anterior, reafirmo mais uma vez: "...se for verdade o que diz o professor Mário Sousa, é um escândalo termos um aluno de Biomédicas a defender esta fusão em Assembleia Estatutária!"

Caso provavelmente não tenhas reparado, falei numa base condicional, apoiando-me apenas nas declarações deste nosso professor, que deve saber mais pormenores sobre este assunto do que eu ou grande parte de nós. Não vou, como imagino que também não o faças, pôr em causa as afirmações do professor Mário Sousa na entrevista ao JPN/JPR, sendo este um dos grandes notáveis do nosso ICBAS...

Talvez por isso fosse melhor ideia teres mais calma em gritar que alguém já gritou, quando uma voz se levanta para questionar qualquer assunto que interessa a todos nós, ou a democracia em que vivemos deixará de fazer sentido. Não querendo alimentar polémicas pessoais, julgo ser importante debater estes assuntos em sede própria (as assembleias-gerais servem para alguma coisa, não?) e na altura devida, para legitimar ainda mais as decisões que possam vir a ser tomadas futuramente! Porque afinal, todos queremos o melhor para a nossa casa!

Saudações académicas

Tiago Costa disse...

Ena!

Nesta questão, eu não ponho em causa aquilo que o Prof. Mário disse, mas acho que ele concordaria comigo quando digo que tenho o direito a fazer tal coisa - bastava que discordássemos. A democracia também é isso.

Quanto ao resto: eu estou calmo. É só que as discussões saudáveis normalmente envolvem pontos de vista diferentes. O que nem me parece ser fundamentalmente o caso aqui. Ainda por cima, o meu comentário foi pontuado com ":)", que como sabes, é sinal universal de paz.

Mais uma vez,
Um abraço!

Luis Ruano disse...

Caro Pedro,

Algumas informações, em primeiro lugar, só lamentando não te teres identificado mais detalhamente pois teria todo o gosto de conversar contigo sobre o processo em curso:

- Nunca foi discutida, na Assembleia Estatutária, nenhuma proposta que incluisse a fusão do curso de Medicina do ICBAS-UP com o da FMUP.

- A Assembleia Estatutária não tem sequer competência para proceder à fusão dos dois cursos.

- Houve propostas no sentido da criação de Escolas, que não seriam uma fusão, maas estruturas de cooperação cientifico e de partilha de recursos entre algumas das Unidades Orgânicas da UP.

- A maioria dos elementos da Assembleia Estatutária têm a percepção das diferenças de filosofia entre o ICBAS e a FMUP, pelo que as propostas que foram apresentadas não incluiam a integração dos dois na mesma Escola, mas sim a associação do ICBAS com Farmácia.

- Não foi feita nenhuma proposta que pusesse em causa a identidade ou a autonomia do ICBAS ou dos seus cursos, mas podes ter a certeza que se isso acontecesse eu me oporia a ela.

- Lembro ainda que nenhuma decisão foi tomada, e pelo menos da parte dos estudantes, muitas consultas publicar irão decorrer sobre a proposta que vamos apresentar a Academia, antes da resolução final

Como vês os receios do Professor Mário Sousa são infundados, pois não partem de informação correcta.
Em breve vou solicitar á Associação de Estudante do ICBAS que organizemos um debate sobre esta matéria, cá nas Biomédicas. Para qualquer coisa entretanto, lmruano@gmail.com.

Um abraço