AEICBAS

segunda-feira, março 03, 2008

Reestruturação da Universidade do Porto - Esclarecimento [Actualizado]


No seguimento da publicação das notícias com entrevista ao Prof. Mário Sousa:

JornalismoPortoNet
http://tinyurl.com/yoqg3y

JornalismoPortoRadio
http://tinyurl.com/2gtdqh

E dada a importância e interesse naturalmente suscitado nos colegas, aqui fica o esclarecimento dado pelo colega Luís Ruano, aluno do 6º ano de Medicina do ICBAS e membro da Assembleia Estatutária:

"[...]
- Nunca foi discutida, na Assembleia Estatutária, nenhuma proposta que incluisse a fusão do curso de Medicina do ICBAS-UP com o da FMUP.


- A Assembleia Estatutária não tem sequer competência para proceder à fusão dos dois cursos.

- Houve propostas no sentido da criação de Escolas, que não seriam uma fusão, maas estruturas de cooperação cientifico e de partilha de recursos entre algumas das Unidades Orgânicas da UP.

- A maioria dos elementos da Assembleia Estatutária têm a percepção das diferenças de filosofia entre o ICBAS e a FMUP, pelo que as propostas que foram apresentadas não incluiam a integração dos dois na mesma Escola, mas sim a associação do ICBAS com Farmácia.

- Não foi feita nenhuma proposta que pusesse em causa a identidade ou a autonomia do ICBAS ou dos seus cursos, mas podes ter a certeza que se isso acontecesse eu me oporia a ela.

- Lembro ainda que nenhuma decisão foi tomada, e pelo menos da parte dos estudantes, muitas consultas publicar irão decorrer sobre a proposta que vamos apresentar a Academia, antes da resolução final

[Assim,] os receios do Professor Mário Sousa são infundados, pois não partem de informação correcta.
Em breve vou solicitar à Associação de Estudante do ICBAS que organizemos um debate sobre esta matéria, cá nas Biomédicas.
Para qualquer coisa entretanto, lmruano@gmail.com."

Lembramos mais uma vez os colegas interessados em seguir o assunto que devem visitar regularmente o blog dos nossos colegas eleitos para a Assembleia Estatutária:
http://estatutosup.pt.vu/

Actualização:
Agradecemos à colega Rita, que colocou na caixa de comentários do post sobre a RGA de próxima Quarta-Feira, um link para mais uma notícia interessante sobre este importante tema:

JornalismoPortoRádio
http://tinyurl.com/33e3qm

Desta vez com esclarecimentos/opiniões do Prof. Rui Nunes, docente da FMUP, e do colega Roberto Pinto, que estuda na FMUP e é membro da Assembleia Estatutária.

Não se esqueças: se quiseres discutir este assunto, dar a tua opinião, ouvir a dos outros, aparece na RGA, Quarta-Feira, 5 de Março.

Sem comentários: