AEICBAS

quarta-feira, abril 30, 2008

INQUÉRITOS PEGAGÓGICOS - WWW.ICBAS.UP.PT

Este inquérito, disponível no site do ICBAS-UP, servirá para avaliar o ensino e funcionamento do nosso instituto e, como tal, a nossa participação será fundamental para o conteúdo dos resultados desta iniciativa.

A não-participação dos alunos é encarada como uma incapacidade de crítica construtiva e fundamentada.

É portanto essencial assegurar a maior participação possível, para que estes resultados tenham o maior aproveitamento.

Link directo para o inquérito.

Participa!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Puta que pariu o cabrão do dukes e as suas tradições. A praxe deveria ser uma celebração intelectual, de revolta, reaccionista e inovadora, não a merda que vemos impregnada nas capas dos trajados. Fazer um "cordão humano" em pleno cortejo para impedir que os FINALISTAS não-trajados (os únicos inteligentes que não querem morrer de calor por uma tradição de bosta) não consigam passar na tribuna foi simplesmente surreal! Surreal, absurdo, desprezível... RIDÍCULO!! "Mas vocês não pensam?! Somos finalistas, queremos passar pela tribuna, MERECEMOS passar pela tribuna!!" - "Desculpa, estamos só a cumprir ordens... Só passa quem estiver trajado" (esta nem merece comentários).

Veteranos e dukes merecem muito menos do que aqueles que se esforçaram e realmente acabaram a merda do curso no seu tempo real de duração. Não queremos BURROS a darem-nos ordens, a afirmar que "Amamos esta Casa!", a insultar a nossa inteligência! PORRA, remodifiquem a praxe!! Tornem-na num elemento de orgulho do ICBAS! Não são os trajes e as quintas à noite que vão alterar alguma coisa, são as ideias que mudam o mundo!

CRESÇAM!!!

(à aeicbas as mais sinceras desculpas, mas foi o primeiro site que me ocorreu para que um público mais vasto tivesse oportunidade de abrir os olhos)

Anónimo disse...

Caro anónimo:
- primeiro, é "Dux" não "dukes";
- segundo, "os únicos inteligentes que não querem morrer de calor por uma tradição de bosta" o ano passado, quando eram FITADOS também foram de calças de ganga e t-shirt?? Quer-me parecer que não. Então porque é que quando são fitados podem aguentar o calor e quando são finalistas já não podem?
- terceiro, os finalistas que foram trajados são BURROS e morreram de calor? Bem me parecia que não.
- quarto, os finalistas que não foram trajados são mais que os outros colegas? Também me parece que não. Então talvez a ideia do cordão humano não tenha sido assim tão má. Se os "finalistas sem traje" querem ser diferentes, então são tratados de forma diferente.
- quinto, nem todas as pessoas que fazem parte da praxe assiduamente são BURROS e uma boa parte deles acaba o curso no tempo real. Tal como também existem muitas pessoas que não participam na praxe e não acabam o curso no seu tempo real. São todos BURROS?
- sexto, não dou razão aos "finalistas sem traje" que quiseram ser diferentes, nem aos defensores acérrimos da praxe que decidiram fazer uma segregação entre os finalistas. Estiveram TODOS MUITO MAL e a única coisa que conseguiram foi passar uma péssima imagem da nossa CASA, que tanto amamos e na qual temos tanto orgulho. Eu estava na tribuna a assistir e naquele momento tive VERGONHA, não da t-shirt azul e amarela que tinha vestida, mas das PESSOAS que fazem parte da nossa casa e que mancharam o seu nome de forma muito feia ontem. Qual é a imagem que se fez passar? Um instituto que planeia uma "cruzada" contra Bolonha e tudo o mais, mas que nem dentro de casa nos entendemos. Se nós próprios andamos em "cruzadas" uns com os outros, acham que nos levam a sério?
- sétimo, FINALISTAS COM E SEM TRAJE a destruir o carro com COLEGAS fitados ainda lá em cima é a maior prova de estupidez, acefalia, falta de bom senso e de respeito pelos colegas que se pode dar.
- oitavo, CRESÇAM!

Anónimo disse...

Querido Shôr Vitor:
- primeiro, de facto não se escreve "dukes", mas também não será com certeza "Dux". Quanto muito poderá ser "dux" (num dia bom).
- segundo, enquanto fitados na verdade não houve ninguém com jeans e t-shirt, mas com esses também é outra história que precisa ser igualmente revista. E nesse caso, como deveria ser em todos os outros, o participante deve ter o direito de OPÇÃO.
- terceiro, eu (não sou finalista) fui de t-shirt e "morri" de calor (repara, "morrer" não está associado a caixão e florzinhas, é uma metáfora relativamente simples de compreender). Tenho a certeza absoluta que muitos optariam por ir de t-shirt, mas infelizmente o 25 de Abril ainda não chegou à praxe do ICBAS. Ainda bem que o resto da "europa" não se perdeu em tradições pré-históricas... (já agora, o senhor, como referiu, vestiu t-shirt, por isso não será a pessoa mais habilitada para responder pelos trajados que caminharam durante horas em defesa da faculdade)
- quarto, e passo a perguntar eu, os FINALISTAS TRAJADOS são mais que os outros??? Então por que raio os não-trajados foram confrontados com um cordão-de-cyborgs??!! A ideia do cordão não foi assim tão má?! FOI RIDÍCULA!!! Com que moral aquela cambada de autómatos tem o direito de impedir a passagem aos finalistas não trajados?
Esqueceste-te de falar das famosas afirmações dos contribuintes para o cordão-de-cyborgs, do género "estamos a cumprir ordens". Fazem-me lembrar a célebre frase "Foste um bom robot hoje?". Já agora, uma referência histórica interessante, os dirigentes nazis também responderam a mesma coisa em sua defesa no tribunal de Nuremberga, "estávamos a cumprir ordens"... Felizmente a maioria foi condenada, e com razão, há que ter o mínimo de discernimento.
- quinto, ninguém ou quase ninguém é BURRO relativamente ao QI, porém uma grande parte é BURRO em termos comportamentais (que se reflecte obviamente na impressionante quantidade de matrículas que alguns desses espécimes conseguem ter), à excepção de um pequeno grupo de desafortunados
- sexto, vá lá, num ponto estamos em concordância, na terça a imagem que passámos do ICBAS foi a de um instituto sem pés nem cabeça, uma completa afronta a uma das faculdades mais antigas do Porto
- sétimo, os finalistas não-trajados reagiram MUITO MELHOR do que alguma vez reagiriam os robots e respectivos amos numa situação idêntica, ou esqueceste-te que a verdadeira maneira "vergonhosa" da sua reacção foi sentar-se no chão e impedir o prosseguimento do cortejo como forma de protesto. Foi de uma agressividade extrema, até lembra as greves silenciosas...
- oitavo, quando referiste que os finalistas não-trajados "quiseram ser diferentes" revelas que não andas assim tão bem informado. Os finalistas não-trajados quiserem ser IGUAIS a SEMPRE, simplesmente recusaram a ORDEM RETRÓGRADA E BURRA DE UM BURRO! Nós já passámos esta fase dos finalistas obrigatoriamente trajados no cortejo, o BURRO é que tem a mania de voltar às "tradições". AS TRADIÇÕES EVOLUEM! Antigamente levar com a fivela do cinto era aceitável, hoje já não é. Se vocês quiserem continuar a levar com a fivela é convosco, mas eles decidiram não apanhar porrada!
- nono, PRAXE=RELIGIÃO=DESUSO
Ou acompanham a sociedade ou vai ser a próxima grande extinção em massa. Para esses um grande "Au revoir tiranossauros!"
- décimo, ABRE OS OLHOS! Não caias no erro de seres um BURRO!!

Anónimo disse...

É já amiúde que vemos nos mais variados instantes dos media choverem críticas violentas contra os excessos perversos da Praxe, melhor de alguns dos seus actores. Sempre tentei ganhar sobre o assunto uma perspectiva despojada de emoções agrilhoantes, não confundir a parte com o todo e vice-versa. Cumpri ao longo do curso muitos dos rituais típicos da Praxe, confesso até com alguma satisfação. Mas também sempre senti que tal emoção não emanava propriamente do reconhecimento com que a hierarquia de capa preta me premiava, mas do prazer de continuar a viver a escola com amigos e colegas. E essa escola é o ICBAS. Diziam-me no cortejo, durante o cerco escuro em que mergulharam os finalistas amarelo-azuis, que aquele dia era estritamente um ritual de Praxe, e nada mais. Eu discordo visceralmente. Aquele dia é uma festa. A cidade põe os olhos nos estudantes e eles oferecem cor e gargalhadas. As escolas não vivem da Praxe, é ela que vive para elas. E nada mais. Dentro ou fora das cercanias da Praxe, qualquer estudante deve merecer o orgulho da sua escola por participar no desfile colorido de terça-feira da queima-das-fitas. E não vou desmerecer a Praxe. Acredito que a Praxe deve respeitar bem todos os estudantes, mesmo aqueles que por qualquer razão se não acham sobre a sua influência directa. O determinismo dos rituais repetidamente se aconchega no fanatismo obnubilado.
E nesta terça-feira de queima-das-fitas o exemplo vestiu de negro para todos verem na rua dos clérigos. Estudantes que envergavam o nome dos amigos e colegas finalistas no dorso da sua camisola colorida foram sorrateiramente enquadrados por criaturas que se dizem homens e mulheres de valores firmados no preto dos seus peitos. Senti vergonha de algum dia ter iniciado o caminho da Praxe. Senti pena por ver tantos companheiros de escola a perderem a individualidade de si, a sucumbirem às directrizes da colher-de-pau. Foi triste ver uma escola que não deixo de prezar cair nas mãos dum magote escuro com auspícios de exército. Foi uma desilusão.
O sol que se nos atirava por cima e queimava a nuca serviu para lembrar que na realidade aquele era o nosso cortejo. E que a bengala que a mão apertava era o instrumento da nossa música. Foi um dia bom, apesar de tudo! Nuvens não havia no céu, encontrá-mo-las em terra carregadas de presunção e desrespeito.
Acredito que qualquer organização liderada por jovens inteligentes tem de proporcionar a si mesma e a todos visões de vanguarda, funcionando como estandartes de cruzada no seio da nossa sociedade freneticamente desgovernada. Isso é uma responsabilidade gigante, que pode apenas ser materializada, se houver uma participação edificante e despreconceituosa de cada um. Temo que a minha esperança na instituição da Praxe tenha sido irremediavelemente beliscada.
Para todos os finalistas, parabéns! A todos, boa queima-das-fitas!

Filipe de Sousa Cardoso (Finalista)

PS: peço também à AEICBAS por desculpas pela desadequação do sítio em que o assunto se discute.

Anónimo disse...

Para evitar encher o blog da aeicbas com comentários de assuntos que não lhes dizem respeito foi criado um blog onde qualquer pessoa poderá escrever a sua opinião..os comentários anteriormente escritos foram adicionados pela mesma ordem no blog em questão. Aqui fica o link:
www.semi-putos-obedecem.blogspot.com