AEICBAS

domingo, dezembro 31, 2006

Problemas com o Calendário da Época de Exames

O Calendário da Época de Exames foi finalmente divulgado, com considerável atraso, dia 28. Comparando as datas de exames com as propostas apresentadas pelas Comissões de Curso verificam-se óbvias discrepâncias, que provocaram natural descontentamento. A AEICBAS reunirá com as Comissões de Curso dos anos afectados, pedirá esclarecimentos ao Conselho Pedagógico e emitirá brevemente uma posição sobre este assunto.

4 comentários:

Zé Niclas disse...

A indignação no seio dos alunos do 2ºano é enorme e o sentimento de frustração alia-se á vontade geral de fazer o que for preciso para que os alunos sejam respeitados. Esta é pelo menos a ideia que tenho em virtude dos comentários que temos recebido no nosso blog. A Comissão 05-11 está ao completo dispor da AE para discutir qual a melhor solução para resolver da melhor maneira esta situação no mínimo lamentável!
Zé Pedro(2ºAno MED, Comissão 05-11)

Nuno Gomes disse...

é com tristeza que ao vir agora ao blog da nossa associação, me deparo com esta notícia. Mesmo não sendo da comissão de nenhum ano, nem sendo afectado por estas decisões do conselho pedagógico devido a já estar no ciclo clínico,não posso deixar de manifestar o meu desagrado por várias e recorrentes decisões do conselho pedagógico em que este toma decisões sem ouvir e sem consideração pelos alunos. Longe vão os tempos em que eramos nós, alunos, que faziamos a nossa época de exames, que conversavamos com os professores para ver a melhor data e chegava-se quase sempre ao fim com os nossos interesses concretizados, conciliados com os desejos dos professores. O que se passou? Que mudou? Há cerca de 2,3 anos pelo menos, que vêm surgindo estas situações que desagradam aos alunos de sobremaneira. Parece que estamos a entrar num regime ditatorial, mas pior que isso, a surgir disfarçado! Dizem que nos ouvem, que têm as nossas ideias e posições em conta, mas no final somos confrontados com decisões que nada tem a ver com o que propomos. A parte mais visível tem sido até a marcação de exames, mas há várias outras medidas que tem vindo a ser tomadas pelo conselho pedagógico que carecem de discussão com os alunos. Lembro-me de alterarem épocas de exame a meio do ano. Surgirem exames em Agosto. Atrasos na divulgação definitiva das listas de exame. A forma absurda de criação de turmas (em todos os anos). A criação de uma semana intercalar nos semestres para frequências (que junta frequências em dias seguidos, que só apoia a estratégia de marra e esquece, entre outras desvantagens). São alguns exemplos, decerto haverá outros que até me escapam. E são decididos com a discussão de que alunos? Será que pensam que nós, acometidos pela loucura da juventude, somos incapazes de tomar decisões acertadas por nós e então acham melhor "governarem-nos" como eles entenderem melhor, já que não temos a "universidade da vida" para iluminar de razão as nossas decisões?

Ainda me lembro quando entrei e porque entrei para o icbas. Decerto há pouco tempo, e com tanto já perdido... Onde está aquele espírito de sermos nós, os alunos, a tomar também nas mãos o destino da nossa faculdade?

Bem, isto de não ter nada pa fazer até dá pa desabafar ;o)

Bjs e abraços

Anónimo disse...

depois de ter lido o comentario do nuno gomes só consigo pensar que não poderia estar mais de acordo. quando entrei pra faculdade pensava que ia deixar as tretas de escolinha secundária e entrar num mundo de adultos... enfim, santa inocência dos 18 anos!!! depois da felicidade inicial de ter finalmente conseguido entrar no icbas comecei a olhar pra realidade. todos os anos há estórias pra contar, este episódio da época de exames é mais um... não sei quanto aos meus colegas mas eu estou a ficar muito farta desta tentativa do CP de instituir uma quase ditadura na nossa faculdade. farta e triste por ver que uma instituição que foi criada no espírito liberal do pós-25 de Abril e que tem como patrono alguém que sempre se insurgiu contra o regime ditatorial (com todas as consequências que isso lhe acarretou) acaba por ter como presidente do CP uma pessoa que se revela ser um grande admirador das ideias de salazar (desta vez refiro-me ao de santa comba dão!). politiquices à parte, deixa-me também triste ver que falta alguma mobilização da parte do estudantes do icbas no que diz respeito a defendermos os nossos interesses académicos. e contra mim falo, que não sou excepção ao famoso "deixar andar" português. mas como tristezas não pagam dividas, está na altura de sairmos dos blogs e insurgirmo-nos contra isto tudo. está na altura de termos uma palavra a dizer.


Boa sorte pros exames :)

Anónimo disse...

ja agora, e sobre a polémica da época de exames tenho duas coisas a acrescentar:

--> ao que parece, houve, desde o inicio do ano, duas reuniões do CP... a não ser que eu tenha percebido mal, alguem deve estar prestes a ter um esgotamento de tanto trabalhar... se pelo menos desse trabalho saísse algo de jeito!!

--> segundo um nosso colega e representante dos alunos no CP, na ultima reunião, quando o prof eduardo foi confrontado com ele sobre o atraso da divulgação da epoca de exames a resposta foi a seguinte "se achas que é facil vem para aqui tu fazer o trabalho"... nada a comentar ...