AEICBAS

quarta-feira, maio 31, 2006

Festa de Encerramento das Jornadas de Terapêutica

Vai realizar-se no próximo dia 3, sábado, a festa de encerramento das Jornadas de Terapêutica. Se não vais participar podes levantar o teu convite na Manela!

terça-feira, maio 30, 2006

Desvendando a Medicina - Anemia

A sessão de tema Anemia do Desvendando a Medicina foi adiada para dia 9 de Junho, sexta-feira, às 15 horas, na Biblioteca de Química.

Aparece!

domingo, maio 28, 2006

Regulamento dos CEMVEF’s – 2006

Artigo 1.º - Descrição

Pelo segundo ano consecutivo a AEICBAS organiza os Curtos Estágios Médico-Veterinários Em Férias (CEMVEF’s).

Os CEMVEF’s são estágios de 15 dias realizados por estudantes de medicina veterinária nas diversas áreas de intervenção do curso, junto de médicos veterinários licenciados. Ocorrem neste ano de 2006, de 31 de Julho a 23 de Setembro. São organizados anualmente pela AEICBAS, na pessoa do representante local da ANEMVet e por uma comissão organizadora, caso este ache necessário.

Artigo 2.º - Candidatos

Podem candidatar-se à participação nos CEMEVEF’s todos os alunos do 3º, 4º e 5º ano do curso de medicina veterinária do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar.

Artigo 3.º - Vagas

1. São abertas três fases de candidatura, com duração de 5 dias úteis:

a) a primeira fase está aberta aos alunos do 4º e 5º ano que nunca realizaram CEMVEF’s;

b) a segunda fase está aberta aos alunos que respeitem as seguintes condições:

b1) satisfazem as condições de a) mas não foram colocados na primeira fase;

b2) satisfazem as condições de a) e foram colocados na primeira fase, mas pretendem candidatar-se a outro estágio, tendo para isso de anular previamente a colocação anterior;

c) a terceira fase está aberta aos alunos do 3º ano, ou aos alunos do 4º e 5º ano que respeitam as seguintes condições:

c1) já realizaram CEMVEF’s;

c2) foram colocados este ano numa das fases anteriores e pretendam candidatar-se a outro estágio, anulando a colocação anterior;

c3) foram colocados este ano numa das fases anteriores e pretendem candidatar-se a um segundo estágio.

2. No acto de candidatura é obrigatório mostrar:

a) bilhete de identidade;

b) recibo actualizado do boletim de matrícula no ICBAS.

3. Na ficha de candidatura é obrigatório constar:

a) nome completo;

b) número, arquivo e data de emissão do bilhete de identidade;

c) ano da licenciatura em que se encontra presentemente matriculado;

d) número de telefone para o qual estará contactável em período de aulas e férias;

e) e-mail;

f) data e hora de inscrição;

g) participações anteriores nos CEMVEF’s (caso não corresponda à verdade o que consta na ficha de inscrição, a candidatura será automaticamente anulada e proibida a participação nas fases seguintes de candidatura).

4. A candidatura só será validada mediante o cumprimento de:

a) pontos anteriores deste artigo;

b) assinatura de tomada de conhecimento do regulamento dos CEMVEF’s;

c) pagamento de uma taxa única de inscrição de €5, que será devolvida caso a colocação não se verifique;

d) pagamento de uma caução de €25, que será devolvida caso a colocação não se confirme, a participação tenha ocorrido (comprovado com apresentação de certificado) e quando não forem registados incidentes da participação do aluno nos CEMVEF’s.

5. As cauções serão devolvidas duas semanas após a última semana de Setembro após os participantes responderem a um breve inquérito de participação.



Artigo 4.º - Sorteio

1. Os sorteios serão realizados após o encerramento das candidaturas para cada fase, segundo as seguintes condições:

a) na primeira e segunda fase os alunos do 5º ano têm direito a três fichas de participação e os do 4º ano a duas fichas de participação;

b) na terceira fase as condições são as mesmas para os alunos do 4º e 5º ano, tendo os alunos do 3º ano direito a apenas uma ficha de participação;

c) as alíneas a) e b) deste artigo não são válidas para os candidatos a quem já foi atribuída uma vaga num dos sorteios da 1ª ou 2ª fases de candidatura, e que pretendem realizar um outro estágio. A estes será atribuída apenas uma ficha de participação.

2. Vagas não preenchidas após a afixação do resultado do sorteio da 3ª fase serão ocupadas nos cinco dias úteis seguintes, por ordem de candidatura e sem sujeição a sorteio.

3. Na impossibilidade de manter uma vaga já preestabelecida e preenchida, por razões inerentes à entidade receptora, o aluno a quem pertence essa vaga deverá candidatar-se a nova fase de sorteio. Se não existirem fases de sorteio por realizar, ser-lhe há devolvido o valor da caução e taxa de inscrição na totalidade.

4. A comissão organizadora tem direito a escolher uma vaga por indivíduo, por ano. Caso queira realizar um segundo estágio terá de se submeter a sorteio e sujeitar às regras do mesmo. Caso não faça uso deste privilégio no ano de organização da actividade este privilégio pode conservar-se para o ano seguinte.

5. Os resultados do sorteio serão afixados no máximo até cinco dias úteis após o encerramento das candidaturas.

Artigo 5.º - Desistências

1. Os candidatos colocados têm um prazo de cinco dias úteis após a afixação das listas de colocações para desistir, sendo devolvidas a taxa de inscrição e a caução por inteiro.

2. As vagas que surgirem por desistência dos candidatos deverão ser abertas no sorteio da fase imediatamente a seguir.

3. Não é permitida a cedência de vagas de candidatos colocados a outros colegas.

4. A caução e metade da taxa de inscrição serão devolvidas aos candidatos que desistam, após o prazo preestabelecido para esse efeito, até 4 dias antes do inicio da 3ª fase de inscrições e essa vaga seja ocupada por outro candidato.

5. Os candidatos que paguem a respectiva taxa de inscrição e caução, mas que por qualquer motivo não possam realizar o CEMVEF, perderão o direito à sua taxa de inscrição e caução.


6. Constituem excepção à alínea anterior, os candidatos que não possam realizar o CEMVEF em caso de doença. Nesta situação o candidato só receberá o dinheiro da inscrição e da caução mediante apresentação de documento justificativo.

Artigo 6.º - Estágio

O estágio apenas terá início após a apresentação de B.I. e comprovativo de inscrição.

Os alunos colocados serão responsáveis por quaisquer danos causados durante a realização dos estágios.

Artigo 7.º - Pontos particulares

A realização do CEMEVEF na área de inspecção sanitária implica a realização obrigatória de um breve relatório final de estágio, a ser entregue até 30 dias após o último dia de estágio. O incumprimento deste ponto levará à perda do direito à devolução da taxa de inscrição e caução, assim como a perda do direito a diploma de realização.

Artigo 8.º - Disposições finais

Qualquer dúvida ou omissão, surgidas na aplicação deste regulamento serão resolvidas pelo representante local da ANEMVet e CO, em conjunto com a DAEICBAS, e posteriormente divulgados os resultados.

Este regulamento é válido apenas pelo período de um ano curricular (2005/2006).

sábado, maio 27, 2006

Estudantes do ICBAS na prevenção das armas nucleares

Uma vez mais, os estudantes do ICBAS marcam pontos, aquém e além fronteiras!

"Estudantes na prevenção das armas nucleares
Virgínia Alves

Chernobyl continua a ser apresentado como um exemplo dos riscos que o nuclear implica. Os estudantes de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar associaram-se pela primeira vez à IPPNW (International Physicians for the Prevention of Nuclear War), uma organização de médicos na prevenção das armas nucleares, criando o primeiro movimento em Portugal e participando pela primeira vez na Conferência de Estudantes Europeus da organização, que teve lugar em Itália.
A Associação Portuguesa de Médicos Contra as Armas nucleares e todo o tipo de guerras é presidida pelo professor Nuno Grande e é a representante nacional na IPPNW.

Esta organização internacional foi criada em 1980 e premiada com o Prémio Nobel da Paz em 1985. Engloba 58 países e representa dezenas de milhares de médicos, estudantes de medicina, profissionais de saúde e outros cidadãos.
Durante a conferência de Nápoles foram debatidos vários temas com relevância para a saúde, como os efeitos de Chernobyl 20 anos depois, a situação actual da saúde no Iraque, o sistema de saúde em Jerusalém e nos campos de refugiados do território palestiniano. Foram temas de debate a emigração ilegal em Itália, os intercâmbios com países em vias de desenvolvimento, os efeitos da queda do muro de Berlim e a influência da indústria farmacêutica nos sitemas de saúde internacional.O papel desenvolvido dos dois estudantes portugueses, Carlos Ferreira e Mariana Pinto da Costa, durante os trabalhos foi premiado com a escolha da cidade do Porto para organizar a próxima Conferência, que deverá decorrer em Maio de 2007.
O facto foi aceite pelo recente movimento, também com o objectivo de sensibilizar outros estudantes para os propósitos desta organização internacional.Carlos Ferreira e Mariana Pinto da Costa dizem que a sua participação foi uma oportunidade para conhecerem uma organização com objectivos "voltados para o papel activo que um estudante de medicina deverá desenvolver na prevenção, consciencialização e divulgação de conflitos políticos, económicos e sociais, preenchendo assim a função social de um médico". "

in Jornal de Notícias
21/05/2006
http://jn.sapo.pt/2006/05/21/sociedade_e_vida/estudantes_prevencao_armas_nucleares.html

sexta-feira, maio 26, 2006

Actuação do SOTÃO


Vem apoiar no teu grupo de Teatro no 1º Festival de Teatro do ISEP - "EnCena", no dia 29 de Maio pelas 21.30h, no auditório do ISEP.
Entrada Gratuita!

Sessão de Esclarecimento sobre o Processo Bolonha


No dia 29 de Maio, às 17.30h vai decorrer no ICBAS uma sessão de esclarecimento sobre o Processo Bolonha, tendo como orador o Professor Doutor Moradas Ferreira, Presidente do Conselho Científico do ICBAS.

Vem informar-te sobre o teu futuro!

quarta-feira, maio 24, 2006

Conversando a Medicina - Medicina e Comportamentos de Risco


Realiza-se esta 4ª feira dia 24 de Maio às 21h30 mais uma tertúlia organizada pela AEICBAS. Desta feita o ambiente para esta conversa será o Café Guarany.
Vem e traz as tuas ideias!

Curtos Estágios Médico-Veterinários em Férias - CEMVEF's


O periodo de inscrições para os CEMVEF's está quase a chegar, nao deixes de ler o regulamento disponivel na Manuela (brevemente no blog e página), e passa as férias a fazer aquilo que mais gostas!

Voluntariado em CMA




O teu departamento procurou uma série de instituições onde tu poderás ser voluntário no teu tempo livre ou durante as férias de Verão.

Para isso basta preencheres a ficha de candidatura (download em www.cienciasdomeioaquatico.com ou também podes encontrar na Manela - A.E.) e entrega-la até ao dia 31 de Maio.

As instituições possíveis são:

  • Parque Biológico de Vila Nova de Gaia*
  • Quinta de S. Inácio
  • Aquário Vasco da Gama
  • Jardim Zoológico de Lisboa
  • Monte Selvagem

*possibilidade de cooperar no “Ciência Viva”

Apenas para o Aquário Vasco da Gama há um limite de vagas disponíveis (2 vagas). Por esse motivo serão considerados os 2 alunos que se candidatarem primeiro. Para as restantes instituições, apenas se houver um número elevado de candidaturas e a impossibilidade por parte da instituição, um dos critérios utilizados será a brevidade da candidatura.

A tua A.E. pretende estabelecer uma “ponte” entre ti e a instituição e logo após a tua candidatura, os teus dados serão enviados para o local de voluntariado e o restante será tratado entre ti e a instituição.

Não percas esta oportunidade.. Inscrições a partir do dia 15 de Maio na Manela. Qualquer duvida não hesites em contactar-nos.

terça-feira, maio 23, 2006

segunda-feira, maio 22, 2006

Convites: JAZZ COM SABOR A MOZART


A AEICBAS tem disponivel 50 convites para o concerto "Jazz com sabor a Mozart" que terá lugar no próximo dia 27 de Maio no Grande Auditório do Fórum da Maia pelas 21.30h, com o a apoio da Prisfarma.
Os interessados devem levantar os seu builhetes na Manela (por ordem de chegada tendo cada aluno direito a 2 bilhetes).
Se ultrapassar os pedidos, há lista de suplentes com possibilidade de nos serem fornecidos mais bilhetes...
Não percas esta oportunidade

sábado, maio 20, 2006

RGA

No dia 23 de Maio (terça-feira) de 2006, pelas 18:00 horas e em sala a designar vai realizar-se uma RGA que terá a seguinte Ordem de Trabalhos:

Apresentação, Discussão e Aprovação do Relatório de Actividades e Contas da AEICBAS


Aparece e participa!


sexta-feira, maio 19, 2006

I Encontro de Tunas de Leça da Palmeira + Quim Barreiros - venda de bilhetes


A Tuna Académica de Biomédicas estará presente no I Encontro de Tunas de Leça da Palmeira, a realizar na próxima Sexta-feira, dia 19 de Maio, pelas 21:30h, no Estádio do Leça FC.

A TAB junta-se à mega actividade organizada pela AEICBAS "dois dias por uma vida", inserida no combate da Luta contra a SIDA.

Cartaz do Encontro:

  • Tuna de Engenharia da FEUP
  • Tuna Académica de Biomédicas
  • Tuna da Universidade Portucalense
  • Tuna Feminina de Letras
  • Tuna Masculina de Letras
  • Tuna Académica do ISEP
  • Tuna do Distrito Universitário do Porto.

Os bilhetes estão à venda na AEICBAS (Manela) e na Reprografia do ICBAS. Podem ainda ser adquiridos junto de algum elemento da TAB.

Pelo simbólico preço de 5€ poderás assistir a um grande Encontro de Tunas, onde estará a TAB, e ainda ao famoso artista Quim Barreiros!!

Vem apoiar-nos a Leça da Palmeira!

quinta-feira, maio 18, 2006

Implicações do Modelo de Bolonha na licenciatura em Medicina

Foi ontem aprovado o documento referente à adaptação da legislação integrada no Processo de Bolonha, em plenário do Conselho Científico do ICBAS:


"As alterações a introduzir de acordo com a legislação que regulamenta os cursos segundo o modelo de Bolonha são diferentes para os diversos cursos.
No caso da licenciatura em Medicina não ocorrem transformações de fundo, mas sim ajustes a uma nova legislação. O ICBAS tem um plano de estudos do curso de Medicina integrando gradualmente o ensino clínico desde o primeiro ano e a separação em dois blocos distintos retomava um organização curricular já experimentada e abandonada.
Neste contexto, e porque as diferentes equipes do ministério da tutela decidiram não seguir e nomenclatura de designação de curso adoptada pela maioria dos países da UE, onde antes estava a designação de bacharelato passou a estar licenciatura e onde antes estava licenciatura passou a mestrado.

1. Assim a formação que conduz a obter as competências para exercer a actividade profissional de médico mantém-se na sua estrutura principal, ie são requeridos 5 anos de formação cientifica e técnica seguidos de 1 ano de formação profissionalizante, ou seja o modelo é 5 + 1.

2. os anos académicos são organizados em módulos com duração desde de 4 até 16 semanas.

3. a cada módulo corresponde um valor de ECTS, sendo o nº máximo de créditos por ano de 60

4. no fim de obter 300 ECTS e tendo frequentado com sucesso o ano profissionalizante o aluno recebe o titulo académico de Mestrado Integrado em Medicina. Com este titulo está habilitado a exercer a profissão de Médico de acordo com a regras da Ordem dos Médicos.

5. no fim de obter os 180 ECTS correspondentes aos primeiros três anos recebe o título académico de Licenciado em Ciências Básicas da Saúde. Com este titulo está habilitado a prosseguir formação a nível de Mestrados na área das ciencias biomédicas oferecidos nas Universidades da UE

6. este titulo de licenciado vem permitir ao aluno que deixar o curso de Medicina, tenha um reconhecimento académico formal da aprovação em disciplinas básicas das ciências da Saúde. Assim poderá prosseguir a sua formação avançada e vir a obter um grau de Mestre e posteriormente de Doutor. Após o qual pode regressar ao curso de Medicina.

7. os titulares de grau de licenciatura em ciências da vida e da saúde podem ser integrados no curso de Mestrado de Medicina desde que cumprem os requisitos da Escola de Medicina à qual se candidatam.

8. a possibilidade de um licenciado com os 180 ECTS de um curso de medicina prosseguir a formação destinada a obter o grau de mestre em Medicina em outro estabelecimento de ensino será regulamentada pela respectiva instituição hospedeira.


Documento elaborado por P. Moradas-Ferreira para discussão no Plenário do Conselho Científico


Porto, 14 de Maio de 2006"

Vagas Para o Programa de Intercâmbios

Devido a desistências existem três vagas por preeencher para o mês de Agosto no Programa de Intercâmbios 2006:

- Noruega - Estágio Médico-Cientifico, a ser preferencialmente ocupado por uma rapariga;

- Brasil - Estágio Clínico, a ser preferencialmente ocupado por uma rapariga;

- México - Estágio Clínico, a ser preferencialmente ocupado por um rapaz.

quarta-feira, maio 17, 2006

Conferência de Estudantes da IPPNW - Nápoles 2006
De 11 a 14 de Maio da passada semana, teve lugar em Itália, Nápoles, a Conferência de Estudantes da IPPNW (International Physicians for the Prevention of Nuclear War) que contou pela primeira vez com dois estudantes de medicina portugueses. Esta organização, nascida em 1980 e premiada com o Prémio Nobel da Paz em 1985, engloba 58 países e representa dezenas de milhares de médicos, estudantes de medicina, profissionais de saúde e outros cidadãos interessados que partilham o objectivo comum da criação de um mundo pacífico e seguro, livre da ameaça dos perigos da energia e das armas nucleares. A Associação Portuguesa de médicos contra as armas nucleares e todo o tipo de guerras, presidida pelo Prof. Doutor Nuno Grande, é a representante portuguesa desta organização internacional.
A Conferência no Castel dell’Ovo, junto à baía de Nápoles, foi um evento que para além de fortalecer este movimento, pretendeu ainda esclarecer e elucidar os novos membros e os novos países membros da actividade da IPPNW. Nela participaram mais de 140 estudantes, provenientes de 20 países distintos, dos quais Alemanha, Áustria, Espanha, Finlândia, Israel, Itália, Noruega, Polónia, Roménia, Rússia, Suiça e Suécia são exemplos. Este ano, a IPPNW contou pela primeira vez com a presença de dois estudantes portugueses do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) do Porto, assumindo um papel activo na Conferência, inspirando e sendo inspirados pelos outros com a sua energia e vontade de inovar.
Neste encontro foram debatidos os efeitos para a saúde de Chernobyl, 20 anos depois, que contou com a presença do Dr. C.Knusli, presidente da organização Suíça da IPPNW e do Dr. Micael Balanov da Agência Internacional de Energia Atómica com uma opinião oposta acerca dos perigos das centrais nucleares. Outros temas abordados foram a situação actual da saúde no Iraque descrita pela Dra. Heba Al-Naseri, a residir em Londres; o sistema de saúde em Jerusalém e nos campos de refugiados do território palestiniano relatado por Mohammad Auisat presidente da Sociedade de Estudantes de Medicina de Jerusalém. A conferência contou ainda com vários workshops sobre imigrantes ilegais em Itália, intercâmbios com países em vias de desenvolvimento, efeitos da queda do muro de Berlim, e influência da indústria farmacêutica nos sistemas de saúde internacional.
Na opinião de Carlos Ferreira e Mariana Pinto da Costa, os dois participantes portugueses do ICBAS, esta foi uma oportunidade única para conhecer uma organização com propósitos voltados para todo um papel activo que um estudante de medicina poderá desenvolver na prevenção, consciencialização e divulgação de conflitos políticos, económicos e sociais do nosso planeta.

Em Portugal, o movimento de estudantes de medicina começa agora a dar os primeiros passos, contando já com o interesse e motivação de cerca de dez estudantes espalhados por todo o país.
Com espírito vanguardista, Carlos Ferreira e Mariana Pinto da Costa, no intuito de integrar Portugal neste projecto, propuseram acolher no Porto o próximo encontro europeu que se irá realizar em Maio de 2007.
Se estiveres interessado nesta organização internacional, fica com a ideia que serás sempre bem-vindo e contámos com as tuas ideias e motivação.

terça-feira, maio 16, 2006

Liga ICBAS



Biomédicos da Gandra - Tinto - 3
Só mais um - 8

Jogo equilibrado na primeira parte. Na segunda parte a evidente falta de capacidade física da equipa dos Biomédicos da Gandra impediu-os de lutar por um resultado melhor.

Flash Interview:
Gonçalo (Biomédicos da Gandra - Tinto) - Estavamos todos partidos. A nossa actuação denotou falta de treinos mas o importante agora é ir beber uns finos e comer tremoços para no próximo jogo estarmos em melhor forma.

Pedro (Só mais um) - O que eu gosto mesmo é de futebol de praia. Não estou satisfeito aqui e estou aberto a propostas. O telefone do meu empresário já tocou no outro dia, mas era engano.

Melhor em campo: Pangaio (Biomédicos da Gandra - Tinto)

_______________

Biomédicos da Gandra - Tinto - 3
Iro-kumata F.C. - 6

Num jogo decisivo em que o empate significava a passagem dos biomédicos da gandra à próxima fase, a equipa entrou muito mal , chegando ao intervalo a perder por 4-1. Na segunda parte ainda reagiu mas o Iro-kumata acabou por matar o jogo em contra-ataque. No final a desilusão dos adeptos dos biomédicos era visível ao verem esfumar-se o sonho da passagem à próxima fase que a equipa nunca alcançou. A contrastar, assistiu-se à festa dos adeptos do Iro-kumata que garantiu assim a passagem aos quartos-de-final da prova.

Flash Interview:
Ruano (Biomédicos da Gandra - Tinto) - A equipa não tinha condições económicas para passar à próxima fase. Preferimos guardar os nossos recursos e apostar tudo na próxima época. Já garantimos a contratação de um recluso ucraniano para a posição de número 10.

Rafael (Iro-Kumata F.C.) - Estou feliz com os 5 golos que marquei. Na verdade chutei sempre à sorte e hoje foi o meu dia de glória. O meu objectivo é chegar aos 6 golos em toda a competição.

Melhor em campo: Rafael (Iro-Kumata F.C.)

_________________

Grupo de Forcados Amadores do ICBAS - 4
Tartarugas Ninja F.C. - 3

Jogo muito equilibrado, em que o resultado mais justo seria o empate. A equipa das tartarugas soube aproveitar bem o contra-ataque para ganhar vantagem, mas o treinador não soube refrescar a equipa na altura certa e os Forcados conseguiram dar a volta.

Flash Interview:
Joel (Grupo de Forcados Amadores do ICBAS) - O jogo começou mal. Deu para ver que a nossa equipa é um bocado fraca. Tivemos sorte que o adversário não tinha suplentes à altura do resto da equipa. O árbitro foi razoável mas poderia ter sido bem melhor.

Ãngelo (Tartarugas Ninja F.C.) - Mostramos que somos a equipa mais forte do grupo. Mantemos o objectivo de passar à próxima fase. Esperamos que para a próxima o árbitro castigue mais o jogo violento do adversário. Deviam ter pelo menos três jogadores expulsos.

Melhor em Campo: Ivo (Grupo de Forcados Amadores do ICBAS)

Falando de Medicina Veterinária

O Departamento de Medicina Veterinária, vai promover no próximo dia 18 de Maio uma sessão de esclarecimento a alunos do 4º, 5º e 6º ano e também à associação ASSOL em Vouzela , para tentar fazer ver a responsabilidade e simultaneamente o privilégio que é ter um animal de companhia.
Esta actividade conta com a participação de
Dr Pablo Payo Puente - professor do ICBAS
Prof. Dra Liliana - directora da associação ANIMAS,(que treina cães de serviço para a poio a pessoas comproblemas motores)
Dra. Mónica Roriz - Médica Veterinária
Para finalizar esta actividade, os alunos vão poder assistir a uma demonstração das habilidades de um cão de serviço guiado pelo seu treinador.
Existem 3 vagas para colegas que nos queiram acompanhar.
inscreve-te na manela ou para o mail: veterinaria@aeicbasup.pt

Bilhetes para a peça "António, Bispo do Porto"

Participaste nalguma das actividades organizada durante a "Semana Cultural Abel Salazar - Manobras d'Arte"?

Então, não percas e vai já à Manela buscar o teu bilhete para a peça “António, Bispo do Porto” da Companhia de Teatro Seiva Trupe em cena no Teatro Campo Alegre!

Há 10 bilhetes para cada um dos dias 16 (terça), 17 (quarta) e 18 (quinta) de Maio!!

sexta-feira, maio 12, 2006

ICBAS ganha 1º Lugar no Cortejo da Queima da Fitas


O carro do ICBAS, que tinha como tema o protesto contra os sucessivos atrasos da construção do novo edifício, ganhou o 1º lugar do concurso de carros do Cortejo da Queima das Fitas!

Parabéns a todos os icbasianos!!!!

ICBAS ganha 1º Lugar no Cortejo da Queima da Fitas

O carro do ICBAS, que tinha como tema o protesto contra os sucessivos atrasos da construção do novo edifício, ganhou o 1º lugar do concurso de carros do Cortejo da Queima das Fitas!

Parabéns a todos os icbasianos!!!!

sábado, maio 06, 2006

quinta-feira, maio 04, 2006

Depoimento autobiográfico de Abel Salazar é lançado no Porto


A obra que reúne 96 cartas de Abel Salazar a Celestino da Costa, escritas entre 1916 e 1945 vai ser apresentada amanhã na cidade do Porto. Os escritos foram reunidos por António Coimbra e relatam desabafos constantes de um cientista que tentava promover a ciência num meio fechado e agreste como era o Porto daquelas décadas. Da correspondência estabelecida entre estes dois investigadores realça o espírito inigualável do investigador portuense.
Será de relembrar que de Abel Salazar se destaca o desenvolvimento de um método colorimétrico para microscópia óptica, ainda hoje citado nos mais recentes manuais de histologia. Foi este método que permitiu a Abel Salazar observar o que então denominou de Para-Golgi, ainda mesmo antes da disponibilidade do microscópio electrónico.
Nas cartas transparece toda uma vida notável “dolorosa vivência quotidiana dum pensador e artista encerrado num meio difícil e numa época ingrata”, como afirma António Coimbra.
Conforme afirma a cientista Maria de Sousa: “Sem saber como é que a cidade, a Universidade e o país trataram os seus cientistas no passado, não poderemos avaliar bem o que nos pode esperar hoje, cientistas e não cientistas “(…)“Uma cidade deve saber onde estão os seus cidadãos, não cientistas ou cientistas, e deve protegê-los do sofrimento e da exclusão”.

:: 2006-05-03

quarta-feira, maio 03, 2006

IMPOSIÇÃO DAS INSIGNIAS 2006


Realiza-se no dia 7 de Maio a Imposição de Insígnias dos alunos do ICBAS!
Esta cerimónia decorrerá no Cinema Batalha, com início previsto para as 14:30!
Não faltes!

48 horas de Luta Contra a SIDA


Vai realizar-se nos proximos dias 19 e 20 de Maio mais uma mega actividade organizada pela tua ae, nao deixes de participar!

Programa:

18 de Maio

(23.59h): Acção de Sensibilização em Discotecas

19 de Maio

(08.30h): Torneio desportivo no pavilhão do Viso, com a participação de várias escolas do 1º ciclo do ensino básico

(22.00h): Festival de Tunas do F.C. Leça, com a actuação da TAB

20 de Maio

(08.30h): Ciclo de Conferências no Auditório da Biblioteca Municipal do Porto:

1. "Onde falha a prevenção (sexualiadade, sexo e SIDA) - Enf. Carla Pereira (Abraço)

2. "Pandemia do séc. XXI - SIDA" - Dr. Carlos Vasconcelos

(14.30): Acção de Sensibilização no Dolce Vita no Porto, junto da população.



Mais informações e incrições na Manuela!


terça-feira, maio 02, 2006

Liga ICBAS


Pi 100 Pé - 0
Grupo de Forcados Amadores do ICBAS - 6

Num jogo de sentido único, o resultado foi inteiramente justo, devendo a equipa dos Pi 100 Pé agradecer ao seu guarda-redes o resultado não ter sido ainda mais dilatado. Foi uma grande surpresa, uma vez que o Grupo de Forcados Amadores é considerado pela crítica uma das equipas mais fracas do torneio.

Flash Interview:
Rosinhas (Pi 100 Pé) - Não podemos culpar o árbitro, contudo devia ter mostrados mais cartões ao adversário que jogou sujo. Tivemos algumas lesões que impediram a equipa de se apresentar na máxima força. O resultado reflecte o que se passou hoje mas não o poderio da nossa equipa. Isto ainda não acabou, na segunda volta queremos ganhar 7-0 para ficar à frente no goal-average.

Joel (Grupo de Forcados Amadores do ICBAS) - Fomos prejudicados pela arbitragem mas já estamos habituados. Acho que o Sr. Macedo teria feito um trabalho melhor e não percebo porque é que ele não é nomeado para os jogos da minha equipa. O resultado pecou por escasso, tendo em conta que o adversário era fraquinho.

Melhor em Campo: Sérgio Moreira (Grupo de Forcados Amadores do ICBAS)


----------------------------------------------
Melena Suprema - 1
Lokomotiv do ICBAS - 12
Neste jogo assistiu-se a um massacre, em que a equipa Melena Suprema agoniou até ao apito final. O Lokomotiv deu assim um passo importante na conquista do seu objectivo, que é passar a fase de grupos.

Flash Interview:
Ricardo (Melena Suprema) - Cof.. cof... Ainda bem que isto já acabou, vou agora para casa e não saio de lá nos próximos três meses.
Sidnei (Lokomotiv do ICBAS) - Pode-se considerar uma derrota para nós! O nosso objectivo era chegar aos 20. Utilizamos o esquema habitual: Paulada e chutão para a frente.
Melhor em Campo: Sílvio Barge (Lokomotiv do ICBAS)