AEICBAS

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Ponderação das Médias - Nota Informativa

Tem sido uma bandeira da Associação de Estudantes do ICBAS, nos últimos anos, a defesa, a nível local e nacional, da ponderação das médias de Licenciatura em qualquer concurso a nível nacional (Acesso ao Ano Comum, desempate na Seriação do Acesso à Especialidade). A AEICBAS defendeu, recentemente, esta posição junto do Conselho Directivo do ICBAS, Departamento de Ensino-Pré Graduado do HGSA e Comissão Nacional do Internato Médico. É de salientar que estas estruturas demonstraram o seu apoio a esta pretensão.

Há cerca de um ano e meio, através de proposta apresentada e defendida pela AEICBAS, a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) alterou a sua posição em relação a esta matéria, e passou a defender também a ponderação das médias.

Esta ponderação tem vindo a ser defendida, pela ANEM, junto do Ministério da Saúde, da Ordem dos Médicos e da Comissão Nacional do Internato Médico.

É objectivo da ANEM, tendo sido incluído na sua Estratégia para Educação Médica para 2007, a efectiva implementação das Médias Ponderadas. Para tal, a ANEM pretende continuar “o trabalho de obtenção de dados da média de conclusão de Licenciaturas das diferentes Escolas Médicas e a procura de propostas concretas para a ponderação das médias.”

A AEICBAS continuará a defender activamente esta posição, e colaborará activamente com a ANEM em todas as iniciativas que impliquem este objectivo comum.

2 comentários:

Anónimo disse...

Para quando e quais os anos que já poderão vir a beneficiar disso?

DAEICBAS disse...

Nós consideramos que é possivel fazer esta ponderação já para os internos que vão entrar no ano que vem (actuais alunos do 6º ano). No entanto, o Ministério da Saude terá ainda de aceitar esta ponderação, e modelos da mesma terão que ser apresentados e discutidos.