AEICBAS

terça-feira, janeiro 31, 2006

www.anem.pt

O site da ANEM - Associação Nacional de Estudantes de Medicina, em www.anem.pt, está finalmente a ganhar forma e será actualizado com regularidade!
Nele podes encontrar notícias que respondam às tuas preocupações na área da Educação Médica, actividades da ANEM, contactos...Também podes e deves participar no blog da ANEM, e consultar a área de downloads com ficheiros da área da Educação Médica - decretos-lei e pareceres oficiais da tua associação nacional.
Visita o site em www.anem.pt e fica por dentro do teu mundo associativo!

12 comentários:

Anónimo disse...

Quando me falam da ANEM, penso sempre noutra associação estudantil desta cidade, a FAP! Talvez por considerar que existem algumas (demasiadas, entenda-se!) semelhanças entre ambas no modo como funcionam, não sei... Politiquices? É possível...

Senão expliquem-me... Por que razão os alunos não foram informados (mais uma vez...) que as eleições na ANEM iriam ser em Dezembro 2005, já lá vai um mês e meio (!!!), e que afinal já não temos o nosso colega (e Vice-Presidente Externo da AE) Pedro Lopes como Presidente da Direcção da ANEM, tendo ele entretanto mudado de órgão directivo? Por falta de informação não será concerteza, já que temos pelo menos cinco cargos na AEICBAS dedicados em exclusivo à ANEM (a saber: Coordenação Local, Saúde Reprodutiva, Saúde Pública, Educação Médica, CEMEF's/Intercâmbios). Tanta importância foi dada à existência destes cargos, que me espanto agora ninguém ter ficado a par destas novidades! Toda esta situação é ainda mais caricata pelo facto de o Coordenador do Departamento Informativo (sim, o Informativo!) da AE pertencer à nova DANEM, sendo responsável pelo Departamento Científico!

Vejam então, no blog da ANEM, o post referente à tomada de posse da Direcção que agora cessa funções.

Conclui-se, portanto, que o segundo objectivo e prioridade da Direcção cessante da ANEM ficou longe de se concretizar! E o pior é que esta constante falta de informação está a tornar-se mais frequente do que seria alguma vez desejável!!! Muda o assunto mas a discussão volta a ser a mesma!

Resta-me apenas, conformado, desejar um óptimo trabalho à nova DANEM, para que ela possa representar condignamente os alunos de Medicina de todo o país!

Pedro Lopes disse...

Caro Pedro,

No que toca à falta de informação relativa à alteração de cargos na ANEM sou obrigado a concordar contigo. Apesar de as eleições e os seus resultados terem sido colocados no site e blog da ANEM, não o foram nos meios de divulgação da AEICBAS e, por isso, dou-te desde já razão. Aproveito também para te informar que é "ex vice-presidente externo da AEICBAS" (mais uma informação que ainda não passou).

- Agora quando referes que a ANEM é demasiadamente parecida com a FAP e que os objectivos do meu 2º mandato enquanto presidente da ANEM não foram conseguidos, estás claramente a fazer uma declaração abusiva, irreal e infundamentada.

Uma vez que já não pertenço à DAEICBAS, vou apenas referir aos pontos em que eu ou o meu trabalho é referido:
-sim, é verdade que o permanente contacto com os alunos foi umas das prioridades do mandato da ANEM que agora cessou. Só para te confirmar isso vou relembrar-te as principais medidas que foram tomadas nesse sentido:
a actualização constante do blog e site, criação de um fórum de discussão, edição de um poster de divulgação das actividades, meio de comunicação e elementos da direcção e também a edição pela primeira vez na história da ANEM de uma revista de divulgação das actividades da ANEM penso que são suficientes para comprovar isso. Peço-te que não confundas a divulgação na ANEM no mandato anterior com a actual divulgação na AEICBAS.

-no que toca às parecenças com a FAP e especialmente à politiquice no seio da DANEM vou-te relembrar apenas o modo como a ANEM tratou aquele que poderia ser o assunto mais político abordado no ano anterior - Regime de transição do novo modelo do internato médico: a DANEM aconselhou todas as direcções das AEs locais a ouvirem os seus alunos em RGA para apurar a sua opinião sobre as normas de transição do novo regime do Internato Médico (eu próprio me desloquei a 2 RGAs e o coordenador nacional do departamento de Educação Médica da ANEM a mais 2 para informar os alunos - só não fomos a mais porque para tal não fomos solicitados). Tendo-se realizado essas RGAs, a ANEM formulou, também em Assembleia Geral, a sua posição e defendeu-a em sede do Ministério da Saúde, Ordem dos Médicos e Conselho Nacional do Internato Médico, tendo conseguido que o documento produzido pelo Ministério da Saúde fosse de encontro a quase todas as pretensões defendidas pela ANEM e consequentemente pelos alunos de medicina do país. Onde está a politiquice?

- No que toca as eleições para a ANEM, não sei se sabes, mas basta seres credenciado pela tua AE para que te candidates. Foi isso que pedi à AEICBAS, uma credencial para me candidatar a presidente da mesa da ANEM. Obtive essa credenciação e fui eleito com 26 votos a favor e duas abstenções. O que há de mal nisto?
Mais uma vez alerto para não confundires a legitimidade da minha candidatura e consequente eleição e mudança de cargo com o modo como a AEICBAS lidou com a credenciação ou apoio à mesma.

Por fim caro Pedro (lamento não saber qual o teu ultimo nome, ano e curso) sugiro-te, que reformules de um modo informado e sério o teu “post”, eliminando todas as confusões e afirmações abusivas que fizeste.

Para terminar, (e não querendo fazer uma defesa cega de quem trabalha na AEICBAS, ANEM e FAP) digo-te apenas que, se achas que isto tudo está assim tão mau, vem debater estes assuntos seriamente em sede própria e tenta também mudar alguma coisa. É isso que, bem ou mal, eu pelo menos tenho tentado fazer. É verdade que o trabalho associativo não está perfeito e que muito poderia ser alterado. Sem duvida!!! Mas para isso é preciso que as pessoas se dediquem a essa mesma mudança. Com críticas infundamentadas a quem trabalha honestamente a única coisa que vais conseguir é que essas pessoas se cansem de perder tempo em troca de insultos gratuitos e façam como a maioria das pessoas: nada além de criticar.

Estou pelo átrio do ICBAS, aparece.

Pedro Lopes. 4º ano Medicina

Sergio Figueiredo disse...

Sendo o blog um espaço de discussão pública, o "poster" Pedro fez aquilo que devia. Criticou e sujeitou-se a resposta. Não vejo o que há de errado nisso.

Anónimo disse...

"No que toca as eleições para a ANEM, não sei se sabes, mas basta seres credenciado pela tua AE para que te candidates."

por acaso nao sabia mesmo...

Anónimo disse...

Tenho algumas questões que gostava de ver respondidas...
Porque é que o vice-presidente externo da AEICBAS passou a ser o ex vice-presidente externo?
Porque é que esse facto não foi dado a conhecer aos alunos?
Quem está, neste momento, a assumir as suas funções?
Como aluna do ICBAS que sou, penso ter o direito de saber quem me representa...

Catarina Matias (6º ano Med)

Anónimo disse...

Actualmente a representação externa da AEICBAS está ao cargo da Carla Rio (3º ano Medicina) em acumulação com o cargo de coordenadora local da ANEM...Continua em boas mãos!

Anónimo disse...

("está a cargo") - só para não dar inicio a mais discussão...

Anónimo disse...

com o respeito que a todos guardo, nem a Carla é a super-mulher, nem todas as questoes foram respondidas.

Anónimo disse...

Um pequeno reparo à discussão: as alterações à estrutura da DAEICBAS são comunicadas "em sede própria", ou seja, em RGA (que será agendada na próxima semana),órgão máximo da AEICBAS e perante o qual são validadas as mesmas.

Anónimo disse...

Neste caso, foram comunicadas no blog...
Lá estarei.

Catarina

Anónimo disse...

Começando pelo fim, e em resposta ao Pedro Lopes...

Na minha opinião, o associativismo não se confina a quatro paredes no cimo de uma escada de uma Faculdade qualquer! Longe disso, a participação activa nos mais diversos assuntos que nos rodeiam e que nos dizem qualquer coisa é muito mais que isso, abrangendo um sem número de projectos! Eu tenho os meus e considero, por isso, que o meu lugar nesse debate de interesse/participação está bem esclarecido há muito tempo.

Se tu próprio dizes que "o trabalho associativo não está perfeito e que muito poderia ser alterado", então por que não se hão-de aceitar as críticas (no seu aspecto construtivo, entenda-se!) de uma outra maneira? Qual o motivo para as considerar ataques ou “troca de insultos gratuitos”? Se tento modificar aquelas coisas que acho não estarem correctas ou que, a meu ver, poderiam ser melhoradas, por que não tentá-lo, expondo perspectivas diferentes e abordando os assuntos de uma outra maneira? Por que motivo me hei-de “chatear” no último ano de Faculdade, quando estou a cinco meses de acabar o curso? Não vejo por que não se hão-de discutir esses assuntos por aqui, ou mesmo que tal seja considerada uma forma não séria de debate, se este é talvez o meio que mais aproxima a “maioria das pessoas” (aquelas que “nada fazem além de criticar”, como disseste...) da sua AE e dos seus dirigentes!

Quando me referi a “politiquices”, não foi no sentido que tu enuncias, sugerindo apoios ou adopção de políticas de um qualquer partido... Nem sequer me referia a assuntos que pudessem ser considerados políticos! Apesar de todos sabermos que muitas associações são hoje usadas como “trampolins” para a verdadeira Política, também não era isso a que me referia, mas antes ao modo como as coisas funcionam no seu meio, pelo menos para quem tem uma perspectiva exterior a essas associações. Face ao elevado número de alunos que representam, associações como a FAP ou a ANEM deveriam desempenhar um papel fulcral e fundamentado nas estratégias educacionais a seguir, considerando o actual estado do Ensino Superior, o que não se verifica, do meu ponto de vista. Por não me sentir satisfeito com o seu trabalho, sinto que muito mais há a fazer nesse aspecto!

Por outro lado, para que serve uma “actualização constante do blog e site” e a “criação de um fórum de discussão” se não existe qualquer link para estas páginas no site ou blog da AEICBAS ou mesmo um post a informar da criação destas ferramentas de divulgação? A informação deve fluir no sentido contrário, isto é, não somos nós que devemos procurar continuadamente a informação (como fiz, para ter constatado os factos que apresentei), mas antes que esta nos seja facilitada. A informação existe, portanto, mas não nos é facultada!

Já em relação à tua eleição, nunca pus em causa quer o processo eleitoral, quer a legitimidade de qualquer candidatura a um órgão da ANEM!!! Apenas acho que, se te temos como Presidente da Mesa da Assembleia-geral da ANEM, tal deveria ser publicitado no ICBAS pela dimensão do cargo que ocupas. Se a AEICBAS te apoiou nessa candidatura (o que nunca contestei!), qual o problema em anunciar ou por que não noticiou, não a candidatura, mas a tua eleição quase unânime?

Por tudo isto, não vejo por que motivo hei-de mudar a minha opinião, se não faltei à verdade... Que mentiras "abusivas" ou "irreais" terei dito? Constatei factos que, para mim, são relevantes! E que sendo apenas a minha opinião, será tão válida como qualquer outra!!!

Um abraço!

Pedro Caiano Gil
6º Ano Medicina

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » »