AEICBAS

quarta-feira, outubro 13, 2004

ERASMUS - blog de Daniela_07

há quanto tempo pessoal!!!
já se passou tanta coisa!bem, desde o dia 1 de outubro que estou na minha casita nova. acho que já vos tinha dito mas cá vai outra vez: aqui moram o steffen, alemão, que estuda física, a cláudia, namorada do steffen, que é actriz e é chilena, a adam, inglês e webdesigner, e o marco, venezuelano e fotógrafo.
Na semana passada, quarta, quinta e sexta, foram os espectáculos da "peça" de teatro que andava a ensaiar. acho que ainda não tinha tido consciência de como ia ser importante. as actuações foram no Volkspalast que é um edifício com uma forte conotação política, comunista, e que está neste momento fechado ao público, por isso toda a gente estava muito curiosa para ir lá ver a peça e o edifício em si. a sala esteve sempre cheia.
é mesmo difícil de explicar o que fazíamos mas vou tentar. as pessoas estavam sentados dos dois lados do palco em bancadas, como num estádio. ouvia-se uma música de fundo com uma batida e havia um jogo de luzes com o mesmo ritmo da música. depois entrávamos nós caminhávamos também nesse ritmo. os cantores cantavam pequenas frases de canções populares alemãs, canções de trabalhadores, e os actores diziam ritmicamente frases de um texto sobre a situação actual do trabalho na alemanha. esta é a ideia. pode ser que arranje fotos. foi muito interessante fazê-la. a primeira vez que passava no palco estava sempre nervosa. também porque sabia que estava gente conhecida a ver todos os dias. depois começava a cantar e ficava mais tranquila. toda a gente me disse que se podia distinguir muito bem as vozes o que é assustador. no último dia, esteve lá um crítico qualquer que disse que se calhar íamos fazer outra vez a peça a viena. mas ainda não se sabe....
na sexta, no fim da peça e da festinha que houve no teatro, vim para a festa de anos do steffen cá em casa. gente de todo o mundo cá enfiada. adorei o ambiente mal entrei em casa. o adam tinha comprado uma bebida tipo bailey's que toda a gente detestava menos eu. não, ainda não foi desta que vomitei mas já deu para mudar a imagem de abstémia.o melhor da festa foi o pequno-almoço do dia seguinte. toda a gente acordou tarde e juntou-se na cozinha. qual de nós com a cara pior? e tudo a fazer panelinhas. ah, falaste muito coma francesa, ó marco? e tu, daniela, já escolhias só um!!! senti-me em casa. cusquice como em portugal!
mas nesse dia aconteceu uma coisa terrível. roubaram-me a bicicleta. berlim já não é uma cidade perfeita. fiquei mesmo triste. e o pior é que a bicicleta não era minha. vou ter que comprar uma em segunda mão e depois deixá-la aqui com o pierre. mas ainda não tive coragem de lhe ligar.
segunda começou o hospital. vocês não vão acreditar. eu estou no hospital das 06:30 às 16:30. sim, acordo às 05:30 e trabalho dez horas seguidas sem almoçar. esta gente aqui é doida- mas acho que é por ser cirurgia (outra anedota, não?) porque nos outros serviços começa-se às 07:30. ah!!!! assim, sim. pois é. às 06:30 começa a visita. e está toda a gente. desde o prof mais velho ao aluno mais reles que (adivinharam) sou eu.
na enfermaria onde estou só está mais um aluno, que está no mesmo ano que eu mas sabe muito mais que qualquer um dos nossos internos. a sério que não estoua exagerar. também parece mais velho. tenho que lhe perguntar quanto tempo é que estudou. aqui as pessoas demoram mais e quando fazem o ano prático já são consideradas como médicos. é o que se passa comigo. com a pequena diferença que eu não tenho prática nenhuma.tenho que tirar sangue aos doentes. isso é o pior para mim. ainda não consegui. mas estou sempre sozinha.
amanhã o meu colega mais velho vai ajudar-me. vamos lá ver. espero conseguir. depois temos meia hora de aulas por dia. discutimos doentes com um médico. já respondi a perguntas e tudo. bem, claro. porque só abro a boca quando tenho a a certeza que percebia a pergunta. é muito mais difícil perceber a língua no hospital porque os médicos falam baixinho e os doentes são velhinhos como em portugal e falam um bocado mal. mas isso vai lá com o tempo.
depois fazemos admissões dos doentes. isto é, anamnese e exame físico completos, a cada doente que é internado. a organização é incrível. há processos como em portugal, mas com separadores (história, exames, internamentos anteriores, etc) ou seja, encontra-se tudo em cinco segundos, e essa informação está toda também no computador. os médicos são muito educados e explicam TUDO aos doentes.
quem me conhece sabe que eu estou encantada. para já assisto ao meu colega a fazer histórias mas para a semana já me devem pedir para fazer sozinha. tenho que comprar uns livrinhos de bolso que eles têm para todas as disciplinas. acho que vou comprar de cirurgia e anamnese e exame físico. tenho que aprender depressa.
hoje fui chamada para a cirurgia. só estavam dois cirurgiões e eu. segurei em pinças, tesouras, cortei. espectacular. se calhar na próxima deixam-me agrafar. estavam sempre a mandar bocas. "se desmaiares, cai para trás". mas mantive-me firme até ao fim. duas cirurgias, mais ou menos quatro horas.
no início da tarde há sempre uma reunião com a radiologia. só queria que vocês vissem a tecnologia. ampliações gigantescas, imagens animadas. enfim, esperam-me umas semanas duras mas acho que vou aprender muito. mesmo que me sinta sempre um boacinho envergonhada pelo que não sei. mas vou tentar representar o nosso país o melhor possível. estes gajos são bons mas também não são modestos. têm que levar no pêlo.ah,
hoje descobri que os alunos têm direito a um dia de estudo. também 50 horas por semana era capaz de ser muito, não? assim posso sair uma vez por semana e dormir no dia seguinte.
nada mau.desculpem a seca mas tinha que contar estas coisas todas.

Sem comentários: