AEICBAS

sexta-feira, outubro 29, 2004

ERASMUS - blog de Daniela_08

sintam-se abraçados!!!!!
finalmente arrajei um tempinho para escrever. a net cá em casa não esteve a funcionar muito bem nos últimos dias, como alguns de vocês se devem ter apercebido no messenger, por isso tive que vos deixar com as vossas unhas roidinhas de tanta curiosidade.
naturalmente tenho que falar do hspital porque pouco mais tenho feito.acordo às cinco e meia porque a visita começa às seis e meia e saio de lá, em média, às cinco. é muito cansativo mas tenho aprendido muito. sinto-me sempre um pouco tensa porque tenho que estar sempre atenta para entender os médicos que falam muito rápido.os doentes são uns queridos. falam devagar, perguntam imensas coisas sobre portugal e encorajam-me sempre quando as coisas correm menos bem. sinto-me um bocado triste por ainda não poder discutir muito os pacientes porque o meu vocabulário ainda é reduzido mas percebo quase tudo quando leio os processos o que já não é mau.
em relação à prática tem sido espectacular. já tiro sangue à vontade quando as pessoas têm boas veias, mas quando não consigo à primeira tenho medo de experimentar mais vezes por isso ainda estou verde. mas a fazer pensos já sou pro. para não falar nas cirurgias. bem, ele é hérnias, ele é tumores do colectomias, gastrectomias, colecistectomia, enfim.... é claro que o que faço é segurar, aguentar, puxar e às vezes cortar umas linhas. mas estou mesmo em cima do acontecimento e sou bombardeada com perguntas de anatomia. não é mau porque posso responder em latim. ainda me lembro de muitas coisas! é o meu momento de glória porque o resto do dia passo a dizer "não se importa de repetir?".
esta semana já há estudantes no hospital. dois por enfermaria, claro. e já começo a conhecer gente. ontem houve uma festa de estudantes de medicina à qual faltei porque julgava que era hoje. mas na próxima sexta há uma para os alunos de erasmus em geral. pode ser que eu consiga ir a essa. tenho tentado estudar semiologia em alemão e para a semana começo a estudar cirurgia por um livro que os meus novos coleguinhas me arranjaram. pode ser que consiga fazer uma oral no fim.
o que me vale são os fins-de-semana. primeiro para dormir. mas o luxo vai acabar porque para a semana começa o meu curso de alemão aos sábados às dez. já não é mau.depois para tentar aproveitar um bocadinho da vida cultural que há aqui em berlim. teatro, cinema, museus. como em todo lado, mas aqui estou mais atenta.
e as festas. há sempre alguma e encontras sempre alguém conhecido. mas é nas festas que mais sinto saudades de portugal. nós somos mesmos mais divertidos. ten points for PORTUGAL!!!
o pessoal cá de casa tem sido fantástico. mesmo com os nossos horários desencontrados, o fim da tarde na cozinha é sagrado. tudo a contar as novidades. é uma feira.
fico à espera das vossas novidades.
um sorriso com os dentes todos.

Sem comentários: