Na terça-feira passada, a AEICBAS recebeu as Associações de Estudantes da Universidade do Porto. Na tentativa de te manter informado aqui te deixamos o resumo das conclusões:
1. Desporto Universitário :: existem dois temas críticos, a constituição da selecção da UP e o financiamento do Desporto Federado (CDUP). No primeiro caso, as AEs com mais alunos preferem que cada AE compita nos campeonatos regionais e nacionais de forma independente. Por outro lado, as AEs com menos alunos (caso da AEICBAS) preferem que seja constituída uma selecção que albergue todos os estudantes da UP nestas competições (mantendo-se a equipa da AEICBAS para as competições inter-faculdades). Mas uma coisa é concensual: são precisos mais espaços para os alunos poderem treinar as suas equipas e para promoverem os seus campeonatos, no nosso caso, a Liga ICBAS e o Torneio Internacional Professor Nuno Grande.
Quanto ao financiamento, a voz é só uma. Todas as AEs concordam que se gasta demasiado no desporto federado, restando menos de 1/5 para o desporto estudantil. Isto reflecte-se na falta de horários para marcações, na degradação dos espaços utilizados pelos alunos, etc.
2. Acção Social :: a AEICBAS apresentou as conclusões das mesas de debate realizadas sobre o tema e sugeriu que as outras AEs fizessem o mesmo, para ser escrito um documento que apresente todos os problemas sentidos pelos estudantes da UP ao nível de cantinas, residências, etc... Lembro que no ano passado, com um documento deste género, conseguimos, entre outras medidas, a contratação de uma nutricionista que promove (na medida do possível ;)) a diversidade e a higiene nas cantinas.
3. Organização interna :: falou-se na vontade (ou não) de institucionalizar estas reuniões. A vontade expressa foi a de que muito do bom ambiente entre as faculdades tem sido mantido à custa do clima informal em que temos debatido os temas que vão surgindo. Não impede no entanto que as regras sejam criadas ao longo do tempo como, por exemplo, a rotação dos locais de reunião. Na próxima vez, encontramo-nos na FEUP.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário