AEICBAS

sábado, março 06, 2004

AEICBAS PEDE MAIS DESPORTO PARA OS ALUNOS DA UNIVERSIDADE DO PORTO

No dia 23 de Fevereiro a AEICBAS reuniu-se com o Prof. Doutor Janeira, pró-reitor da Universidade para o IRICUP (Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns da Universidade do Porto) e responsável pela ponte Reitoria-CDUP. Em cima da mesa estava o Desporto Universitário. Como já se escreveu aqui uma vez, o que realmente preocupa a AEICBAS (e outras AEsUP) é o desperdício de dinheiro que se gasta no Desporto Federado (que inclui uma maioria de desportistas que não são da Universidade do Porto) em detrimento do desporto estudantil, isto é, aqueles que os estudantes usufruem directamente ou através das actividades das suas AEs. Esta preferência pelo desporto federado é também notada pela dificuldade de reserva de campos para as actividades dos estudantes.

Esta reunião serviu para a AEICBAS se colocar a par da situação do Desporto na Universidade do Porto. Ao que apurámos, existe bastante indefinição sobre o futuro do mesmo, pois a Reitoria não quer financiar mais o desporto federado e pretende investir esse dinheiro em pequenas instalações para a prática de desporto mais informal e a reformulação dos espaços já existente. O problema é que a máquina do CDUP é grande demais e, apesar de ser uma estrutura autónoma, só existe porque existe a Universidade do Porto. O nome CDUP pertence à Universidade do Porto. Mesmo legalmente, a extinção do desporto federado não é um assunto simples.

A verdade é que os estudantes querem praticar desporto ‘na desportiva’ com os seus colegas e só depois começar a construir equipas da Universidade do Porto, com os melhores desportistas da UNIVERSIDADE (não exteriores a esta)! Por isso, a Reitoria terá o apoio dos estudantes se for para caminhar neste sentido. De outra forma não. Foi esta a mensagem que a AEICBAS passou ao Prof. Janeira.

Esperamos os teus comentários…

Sem comentários: